MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Escoamento da safra causa aumento de operações no porto de Santos


29 navios estão atracados no porto, no litoral de São Paulo.
Cerca de 30 milhões de toneladas de grãos devem passar pelo lugar.

Do Globo Rural
O escoamento da safra, que está no pico de colheita, preocupa os produtores de grãos brasileiros. Houve aumento do movimento nos principais portos do país. Em Santos, no litoral de São Paulo, estão atracados 29 navios, de acordo com o último balanço divulgado pela Companhia Docas do Estado de São Paulo (CODESP). Três embarcações carregadas com soja seguirão para a China.
Segundo o consultor portuário Sérgio Aquino, cerca de 30 milhões de toneladas de grãos devem passar pelo porto de Santos nesta safra. A previsão é de crescimento de cerca de 25% na operação em comparação com o ano passado.
Dados apontam para um aumento do milho de 119% e de 14,8% da soja em 2012 em relação a 2011. “O milho, produto gerado na entressafra, está disputando espaço nos portos com a soja e tende a continuar crescendo”, diz Aquino.
De acordo com o consultor, o porto de Santos tem grande competitividade, principalmente, no que diz respeito ao transporte. “Mais de 60% dos produtos são recebidos por trem. Nós precisamos aumentar os pontos de atracação e precisamos aumentar um pouco mais a capacidade de armazenagem para poder enfrentar os períodos de chuva, quando as operações de grãos param nos portos do Brasil e do mundo todo”, completa Aquino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário