MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 24 de fevereiro de 2013

Produção de mel no Piauí caiu 80% por causa da estiagem


O estado já foi o maior exportador de mel do país, vê queda nos números.
'Esse ano tem sido muito difícil, as perdas já ultrapassam 80%', diz apicultor.

Do G1 PI

Com a estiagem que vem atingindo o Piauí este ano diversas culturas foram afetadas. A agricultura e a pecuária têm perdido em produtividade. Com a apicultura tem sido da mesma forma, o Piauí que já foi o maior exportador de mel do país agora vê seus números, antes recordes, sendo reduzidos consideravelmente.

De acordo com Antônio Leopoldino, diretor Geral da Casa Apis, em Picos, uma espécie de Central de Cooperativas de produtores de mel do estado, afirma que a queda da produção é bem maior que o esperado. “Esse ano tem sido muito difícil, as perdas já ultrapassam 80%, a estimativa era de seis mil toneladas e vamos chegar somente a mil toneladas produzidas”, afirma.

Leopoldino disse ainda que a Casa Apis tem feito adaptações nas vendas para conseguir atender à procura. “Estamos vendendo para o mercado interno que agrega mais valor ao mel e é demanda menor. Assim a gente consegue ajudar nos custos operacionais e fechar as finanças”.

Atualmente a Casa Apis tem vendido a produção para redes de supermercados e atacadistas, antes tinha como principais compradores a Europa e América do Norte.

Antes a Central que tem oito cooperativas associadas (sete do Piauí e uma do Ceará) comprava o quilo de mel a quatro reais do produtor, com a crise tem pago até cinco reais e vinte centavos por quilo. “Os produtores estão com as reservas baixas o que tem preocupado porque as informações não são boas em relação ao próximo inverno”, disse Leopoldino afirmando que se a seca continuar o problema ficará mais grave.

Outra preocupação é com os enxames. “Devido à seca temos perdidos muitos enxames e a recuperação é lenta, mesmo que volte a chover normalmente a produção ainda assim não será a mesma”, completou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário