MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Com seca, agricultores do Ceará trocam a enxada pela costura


Roupas fabricadas são vendidas nas feiras de três municípios.
Faturamento da nova atividade é maior do que na agricultura.

Do G1 CE

A seca que castiga o Ceará muda a vida do homem do campo. Sem condições de plantar por causa da falta de chuvas, agricultores deixam a lavoura e procuram outras atividades para garantir sobrevivência.
No distrito de Esperança, sertão de Canindé, distante 120 quilômetros de Fortaleza, a saída encontrada por um grupo de homens foi se dedicar à costura, atividade mais comum entre as mulheres. É o caso de Otácio Silva que no novo ofício chega a faturar duas vezes mais do que na agricultura. Wilson Abreu deixou a lavoura de algodão há cinco anos para dar acabamento às peças. "Na seca não se produz e agora tudo o que a gente faz o povo leva, é tudo ventido". No estado, a atividade de corte e costura emprega 20% dos trabalhadores formais.
A ideia para a nova profissão veio de Francisco Gomes. Ele perdeu a lavoura de algodão há dois anos e se mudou para Fortaleza onde conseguiu um emprego em uma indústria de confecções e tudo o que aprendeu na capital levou para o distrito de Esperança. Juntou outros trabalhadores e agora produz cerca de três mil peças a cada dez dias de trabalho. Para escoar a produção, comprou um carro e vende as peças nas feiras de Canindé, Cascavel e Horizonte, cerca de 10 vezes mais do que ganhavam na roça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário