MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

No sertão de PE, volta da chuva está ajudando a recuperar as perdas


Depois de quase um ano voltou a chover dando alívio para os agricultores.
Está mais fácil conseguir água e os animais começam a ter pasto.

Do Globo Rural

Um reservatório que fica no município de Serra Talhada, no sertão de Pernambuco, estava vazio até uma semana atrás, mas com a chuva que tem caído nos últimos dias na região já foi possível recuperar 20% da capacidade, que é de 600 mil metros cúbicos de água.
De acordo com os dados do IPA, Instituto Agronômico de Pernambuco, do dia primeiro de janeiro até o dia 23, choveu na região 83 milímetros, quase cinco vezes mais do que no mesmo período de 2012, quando choveu apenas 18. Com isso, 60% dos 5 mil moradores da zona rural do município de Serra Talhada não dependem mais exclusivamente do caminhão-pipa.
O agricultor Antônio José da Silva comemora não precisar mais encarar o pesadelo da fila para encher os tonéis.
A chuva aliviou também o sofrimento de quem vive da agricultura e da pecuária. Ao lado do gado morto, os animais magros disputam o pasto verde que brotou.
Com o solo seco e rachado estava impossível se dedicar ao plantio. Foram meses sem plantar nada, mas agora com a terra molhada, os agricultores não perderam tempo e começaram a preparar o terreno que vai receber sementes de milho e feijão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário