MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Fontana di Trevi, em Roma, vai ser restaurada por grife de moda


Fonte apresenta problemas de conservação e vai passar por reforma total.
Fendi vai pagar obra de 2,5 milhões de euros; monumento não vai fechar.

Do G1, com agências internacionais

Fontana di Trevi, em Roma (Foto: Gabriel Bouys/AFP Photo)Fontana di Trevi, em Roma (Foto: Gabriel Bouys/AFP Photo)
A Fontana di Trevi, fonte mais famosa de Roma, passará por uma restauração completa que custará 2,5 milhões de euros (R$ 6,3 milhões), segundo anunciou o prefeito da cidade, Gianni Alemanno, na segunda-feira (28).
O estilista Karl Lagerfeld, da Fendi, ao anunciar que a marca vai pagar restauração da Fontana di Trevi (Foto: Gabriel Bouys/AFP Photo)O estilista Karl Lagerfeld, da Fendi, ao anunciar a
restauração (Foto: Gabriel Bouys/AFP Photo)
As obras serão custeadas pela grife de moda Fendi. É mais um caso de uma marca de roupas que ajuda a preservar a herança cultural do país, que sofre de uma crônica falta de fundos.
O fundador da empresa de calçados e luxo Tod's, por exemplo, está pagando a restauração do Coliseu.
O prefeito de Roma disse que espera que essas doações sejam apenas o começo. "Sem iniciativas deste tipo, não conseguiríamos preservar a memória cultural do nosso país”, disse.
Imortalizada pelo sensual banho da atriz sueca Anita Ekberg, no filme “La dolce vita”, de Federico Fellini, a Fontana di Trevi foi construída por Nicola Salvi em 1732.
A restauração envolve um reparo completo no monumento, incluindo a limpeza das estátuas de mármore travertino e a troca das inscrições douradas em latim.
Fontana di Trevi, em Roma (Foto: Gabriel Bouys/AFP Photo)Esculturas passarão por limpeza (Foto: Gabriel Bouys/AFP Photo)
“Devemos fazer uma restauração total porque há muitos pontos que podem estar frágeis e que mostram sinais de problemas antigos”, disse Alemanno.
Em junho de 2012, várias peças decorativas da fonte caíram, gerando preocupações sobre a manutenção do monumento, que não passa por uma grande restauração há 20 anos.
Monumento não vai fechar
A fonte mais famosa da Itália já foi esvaziada para que os trabalhos de restauração comecem. As obras devem ser finalizadas em 2015.
O projeto será realizado em etapas, com a parte central restaurada primeiro, depois as laterais e por último o topo. Por isso, a fonte não será fechada aos visitantes em nenhum momento.
Fontana di Trevi, em Roma (Foto: Gabriel Bouys/AFP Photo)Uma tela com a imagem da fonte deve cobrir os andaimes da reforma (Foto: Gabriel Bouys/AFP Photo)
Segundo foi anunciado, uma tela com a imagem da fonte será colocada para cobrir os andaimes, minimizando o impacto visual para os visitantes.
O prefeito de Roma afirmou que a única referência ao patrocínio da Fendi será uma pequena placa que identificará a marca como responsável pela obra.
O nome da fonte barroca Trevi vem de “tre vie” (três vias), pois a fonte está localizada entre três ruas que dão acesso à praça.
A fonte contém várias referências alegóricas à água, e fica localizada no fim de uma rede antiga de aquedutos da cidade.
Funcionários recolhem moedas jogadas por turistas na Fontana di Trevi, em Roma (Foto: Gabriel Bouys/AFP Photo)Funcionários recolhem moedas jogadas por turistas na Fontana di Trevi; tradição diz que quem joga uma moeda voltará à cidade no futuro (Foto: Gabriel Bouys/AFP Photo)
A Fendi também está doando 320 mil euros para restaurar outro complexo de fontes de Roma, as Quattro Fontane.
Os estilistas da marca, Karl Lagerfeld e Silvia Venturini Fendi, disseram que o projeto combina o amor pelo passado de Roma com a necessidade de preservar seu futuro.
Fontana di Trevi, em Roma (Foto: Gabriel Bouys/AFP Photo)Fontana di Trevi, em Roma (Foto: Gabriel Bouys/AFP Photo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário