MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 26 de janeiro de 2013

Bateria da Embaixadores do Ritmo terá reforço de bumbo tradicionalista


Samba-enredo da escola fará homenagem a Alegrete e a Os Fagundes.
Embaixadores desfila no segundo dia do carnaval de Porto Alegre.

Jessica Mello Do G1 RS

Terceiro carro alegórico da Embaixadores falará sobre rebanho de animais e geração de energia (Foto: Jessica Mello/G1)Terceiro carro alegórico da Embaixadores falará sobre rebanho de animais e geração de energia (Foto: Jessica Mello/G1)
Não são apenas as alas e os carros alegóricos da Embaixadores do Ritmo que terão um toque gauchesco no carnaval deste ano. Junto com o surdo, o repique, o tamborim e o pandeiro, a bateria da escola receberá o acréscimo do bumbo leguero para festejar Alegrete. E para tocá-lo, um rosto conhecido dos gaúchos. Ernesto Fagundes ficará junto com a harmonia da Embaixadores, enquanto os demais integrantes da família Fagundes, também homenageados no enredo, atravessarão a avenida em um carro alegórico coreografado.
Para dar início ao carnaval, um trecho da música "Canto Alegretense" ecoará pelo Porto Seco, ao som apenas da gaita de Bagre Fagundes e da voz de Ernesto. Aos poucos, o tradicionalismo vai se misturando com o samba nos versos da letra e no batuque dos instrumentos. A parceria promete unir duas culturas em prol de um mesmo resultado.
"O povo nativista está apoiando bastante e os CTGs que vão participar estão  empolgados. São duas culturas que se admiram, mas que acabam não se misturando tanto, especialmente em Porto Alegre. No interior do estado é mais normal", conta o G1 o carnavalesco Luciano Braga.
Luciano Braga, carnavalesco da Embaixadores do Ritmo (Foto: Jessica Mello/G1)Luciano Braga, carnavalesco da Embaixadores do
Ritmo (Foto: Jessica Mello/G1)
Artista plástico e mestre em artes visuais, Luciano trabalha há 20 anos como figurinista em grupos de dança e se envolve diretamente com diversos CTGs por todo o Rio Grande do Sul. Daí o convite para trabalhar, pela primeira vez, no carnaval de Porto Alegre. Em outros dois anos, apoiou escolas de Santa Maria. Pelo interior do estado, afirma ser comum que grupos tradicionalistas participem e se envolvam com o carnaval.
"Essa relação com o samba não é novidade para eles. Estão acostumados a participar das festas. A diferença é que por se tratar de um desfile em Porto Alegre, estão muito mais envolvidos, devido à repercussão do carnaval na capital", explica.
Curiosamente, a cidade homenageada no samba-enredo da Embaixadores foi uma das cidades gaúchas que optaram por cancelar a festa deste ano por dificuldades financeiras. A ideia é se preservar para poder construir uma estrutura melhor em 2014. Com isso, os centros de tradição e os moradores de Alegrete acabaram se envolvendo ainda mais com a escola de Porto Alegre. Além de serem responsáveis pela comissão de frente (representados pelo Clube Juventude), os alegretenses terão ainda uma ala e um carro alegórico. Fora o setor "Amigos dos Fagundes", que já reúne mais de 70 pessoas.
Uma das fantasias contará a história do primeiro jornal de Alegrete (Foto: Jessica Mello/G1)Uma das fantasias contará a história do primeiro jornal de Alegrete (Foto: Jessica Mello/G1)
A relação de apoio e parceria da família Fagundes, aliás, foi um fator importante para o desenvolvimento do samba-enredo e de toda a preparação do carnaval da Embaixadores. "Eles estão junto desde o início em tudo que fazemos. Em abril, quando começamos a trabalhar oficialmente, nos ajudaram principalmente com pesquisa sobre a cidade e contatos", revela o presidente Girózinho.
Um dos retornos desse relacionamento para a escola ocorreu na última terça-feira (22), quando o programa Galpão Crioulo especial de carnaval foi gravado nos estúdios da RBS TV, em Porto Alegre. Pela primeira vez em 30 anos, uma escola de samba foi convidada a participar. Neto Fagundes, um dos componentes do grupo musical homenageado pela Embaixadores, é também apresentador da atração da emissora. Agora, essa parceria espera dar samba também na avenida.
Confira o samba-enredo "Não me perguntes onde fica o Alegrete", composto por Vinícius Brito, Fábio Canali, Saimon e Vinicius Maroni.
Vai bombo leguero
Couro e madeira, tambor guerreiro
Embaixador faz o tempeiro
Tão gauchesco, tão brasileiro...


Eu sei que não vou morrer
Meu coração galopante
Eternizou a história
Escrita num pago distante
Qualquer guri vai achar...
As marcas da peleia neste chão
Fé e fogo no rincão
Campeando a fronteira
Altaneira, querência guerreira
Destemida, se fez capital
E o sangue derramado na trincheira
Estampa a glória na manchete do jornal

Vou de pala pra coxilha, vou tocar a minha vida
É a lida que me guia no campo a sonhar
Este sonho que me leva
Pra fazer a minha tropa desfilar


Solito neste solo verdejante
Se perde no horizonte meu olhar
Floresce nesta terra a todo instante
Riquezas que iluminam o meu lar...
...e as ruas onde o povo vai passar
Vai cavalgar e vai sambar
Na terra que eu amei desde guri
Guris como João, Osvaldo e Celestino
Passarão na avenida e o Mário passarinho
Voa seguindo o rumo do próprio coração
No sangue tem a alma e as origens do galpão
Abençoa a família
E o canto dos ginetes
Conceição Aparecida
Ilumina o Alegrete

Nenhum comentário:

Postar um comentário