MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 2 de outubro de 2012

Três municípios de SC decretam estado de emergência devido a geada


São Joaquim, Urubici e Água Doce tomaram a decisão no final de setembro.
Outras cidades do estado, na Serra e no Oeste, também tiveram prejuízos.

Joana Caldas Do G1 SC

Geada traz prejuízos econômicos a Água Doce (Foto: Newton Luiz Bedin)Geada traz prejuízos econômicos a Água Doce (Foto: Newton Luiz Bedin)
Três municípios catarinenses decretaram estado de emergência devido à geada ocorrida na madrugada do dia 25 para 26 de setembro. No dia seguinte, as prefeituras de Água Doce, no Oeste, e São Joaquim, na Serra, fizeram o decreto. No dia 28, foi a vez de Urubici, também na Serra catarinense. As informações são da Defesa Civil do estado.

Em Água Doce, de acordo com a Defesa Civil do município, o prejuízo foi de quase R$ 15 milhões de reais. Foram perdidos 85% da produção de maçã, 100% da de ameixa, uva e pêssego, 70% do início da plantação do figo, 60% do caqui, 50% do trigo e 100% do milho e da cevada, sendo que esses dois últimos podem ser replantados mais tarde. A situação da cidade é grave, pois 80% da receita do município vem da agricultura e pecuária.
Geada negra causa o congelamento da seiva das plantas (Foto: Newton Luiz Bedin)Geada negra causa o congelamento da seiva das
plantas (Foto: Newton Luiz Bedin)
De acordo com a secretaria de agricultura de São Joaquim, 20% da produção do município foi perdida, o que equivale a cerca de R$ 54 milhões. Todos os produtores da área rural da cidade foram afetados.

Houve prejuízo em 20% da produção de maçã, o equivalente a 61.600 toneladas, 20% da de pera, ou 576 toneladas, 40% da de uva, equivalente a 392 toneladas, e 60% da de ameixa, ou 936 toneladas.
Em Urubici, de acordo com a prefeitura, foi perdido 20% da produção, ou 2.900 toneladas, do total de frutas da cidade, principalmente da maçã.

Ainda segundo a Defesa Civil, até o dia 1° de outubro, nenhum dos três municípios havia encaminhado uma solicitação de ajuda ao Governo do estado.

As cidades foram atingidas pela geada negra, que causa o congelamento da seiva das plantas. Os vegetais usados na fruticultura, especialmente, têm muita seiva e, por esse motivo, o fenômeno é bastante nocivo a esse tipo de plantação.
Outros municípios que também tiveram perdas com a geada foram Bom Jardim da Serra e Urupema, na Serra catarinense, e Águas de Chapecó, no Oeste do estado. Os dois primeiros tiveram prejuízo na safra de frutas. Em Bom Jardim da Serra, a produção total é de, normalmente, 40 mil toneladas, sendo que 20 mil toneladas foram perdidas.

Em Águas de Chapecó, todas as comunidades da cidade foram atingidas pela geada, especialmente as que ficam em locais mais altos. O município já havia decretado estado de emergência duas vezes neste ano por causa da estiagem. Com a geada, a situação dos agricultores se agravou, principalmente nas plantações de milho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário