MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Porca pari 31 filhotes de uma vez em propriedade no Rio Grande do Sul


Normal é parir entre 12 e 14 animais.
Filhotes, que nasceram há um mês, estão saudáveis.

Do Globo Rural
Uma criadora de suínos no município de Aratiba, no Rio Grande do Sul, teve uma grande surpresa. Uma das porcas da propriedade pariu 31 filhotes de uma única vez.
Os leitões, que nasceram há um mês, estão saudáveis. Antes do parto a mão pesava 260 quilos. Essa foi a terceira gestação do ano. Nas duas primeiras crias o número de filhotes ficou entre 12 e 14 animais, algo normal. Os donos notaram que a porca estava mais gorda em relação às outras vezes. Mas não esperavam mais do que 15 filhotes.
Vinte e quatro filhotes sobreviveram. Foi preciso repartir a ninhada entre as outras mães para não deixar nenhum porquinho sem alimento. O registro chamou a atenção de especialistas. Trinta é a média de filhotes de suíno para o ano todo.
“A espécie suína, na verdade, nos últimos anos sofreu grandes melhorias genéticas. Justamente a fêmea suína foi selecionada para ser prolífera, ou seja, produzir grande quantidade de leitões. Esse número é muito alto”, diz Gomercindo Dariva, superintendente regional do Departamento de Defesa Agropecuária.

Nenhum comentário:

Postar um comentário