MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Idosos dão exemplo de disposição e longevidade no mercado de trabalho


Em um dos casos, curitibana caminha 20 km por dia como vendedora.
Dia do Idoso é comemorado nesta segunda-feira (1º).

Do G1 PR

A vendedora Margarida de Almeida é a prova real de que a idade avançada não é motivo para reclamar de cansaço e muito menos para deixar de atuar no mercado de trabalho. A curitibana tem 63 anos e caminha mais de 20 quilômetros diariamente para vender produtos naturais de casa em casa. "Eu não gosto de ficar parada. É uma coisa que me satisfaz... Conversar com as pessoas, conhecer gente nova e o melhor de tudo - saber que com isso eu ainda ganho o meu dinheiro".
De acordo com um levantamento feito pelo Ministério do Trabalho, o número de pessoas com mais de 60 anos que atuam no mercado de trabalho aumentou quatro mil em relação a 2011 no Paraná. De acordo com o órgão, o índice mostra, acima de tudo, que a terceira idade está mais saudável nos últimos anos.
Um outro exemplo de disposição que merece ser destacado é o da Maria Aparecida Dias Chaves, de 67 anos, que trabalha no setor de atendimento ao público em um supermercado de Curitiba. Com um sorriso no rosto, ela conta qual é o segredo para a longevidade. "O meu segredo é que eu amo o meu trabalho. Eu não sei viver sem trabalhar, e principalmente eu amo as pessoas. Não sei viver isolada. Eu sinto que ainda tenho muito para fazer. Não quero guardar só pra mim. Nós recebemos, mas temos muita coisa a dar".
Com 82 anos de idade a cabeleireira Maria Nakamura, que atua na profissão há 40 anos, explica que trabalhar não significa apenas lucro financeiro. "Eu não faço só por isso, eu faço por amor e carinho também. Também gosto de conversar. Muitas pessoas aparecem aqui tristes e não custa nada dar uma palavrinha. Às vezes, se tiver estressado, até faço uma massagem", brinca a cabeleireira.
"Essas pessoas com mais idade tem mais prática nas coisas. Elas tem um conhecimento da vida. E os empresários estão buscando efetivamente as pessoas com mais conhecimento e com mais responsabilidade no que diz respeito a cumprimento de horário. Nós tivemos um incremento de 70% de idosos no mercado de trabalho", explica o superintendente do Ministério do Trabalho Neivo Beraldin.
Dia do Idoso
Nesta segunda-feira (1º), Dia do Idoso, um relatório de uma agência ligada à ONU afirmou que, nos próximos dez anos, o número de pessoas com mais de 60 anos no planeta vai aumentar em quase 200 milhões, superando a marca de 1 bilhão de pessoas. A tendência é que os idosos se tornem cada vez mais numerosos em relação às pessoas mais jovens. Em 2000, a população idosa do planeta superou pela primeira vez o número de crianças com menos de 5 anos.
No Brasil, a previsão é que o número de idosos triplique de hoje até 2050 -- passando de 21 milhões para 64 milhões. Por essas previsões, a proporção de pessoas mais velhas no total da população brasileira passaria de 10%, em 2012, para 29%, em 2050.

Nenhum comentário:

Postar um comentário