MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 16 de outubro de 2012

Espera por atendimento em PA chega a 6 horas, diz população no ES

Problema aconteceu na tarde desta terça-feira (16), em Cariacica.
Prefeitura disse que procura foi além do normal.

Leandro Tedesco Do G1 ES

O Pronto-Atendimento (PA) Infantil de Cariacica, na Grande Vitória, ficou lotado nesta terça-feira (16).  Pais que buscaram atendimento para seus filhos enfrentaram dificuldades e a espera, segundo eles, chegou a seis horas.
O vidraceiro Márcio Alves disse que é difícil ver uma criança esperar por atendimento. "Mediquei minha filha em casa, pela manhã, mas já passou o efeito do remédio. A gente fica sem ação. Vi mães que choraram aqui, porque os filhos já estavam com o olho roxo de tanta dor de cabeça. Quando é um adulto, ele reclama, fala o que sente. Já a criança, não. Quando é criança, não sabe falar o que está sentindo. É muito difícil", disse Alves.
"Nós ficamos à mercê de quem? Já são seis horas de espera. Nós vamos buscar ajuda aonde? Me sinto debilitada, fico sem saber o que fazer", declarou a auxiliar de serviços gerais Simoni dos Santos.
O pediatra Jorge Luiz Kalil, que atende no local, disse que o problema maior acontece na estrutura básica de saúde. "Há sete anos eu trabalho aqui e todo dia é assim. Falta estrutura básica de saúde nos bairros, onde não tem médico, então a população vem para cá. Esse não é um problema exclusivo de Cariacica. Aqui, atendemos em média 350 crianças por dia", disse Kalil.
A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), informa que no Pronto-Atendimento Infantil de Cariacica, cinco pediatras realizam todos os dias mais de 300 atendimentos médicos. Nesta terça-feira, ocorreu uma procura além do normal pelo serviço médico do PA Infantil, em Alto Lage, o que ocasionou numa maior espera pelo atendimento.

A Prefeitura também esclarece que existe um déficit de profissionais médicos de especialidade pediátrica em todo o país. Atualmente, Cariacica conta com 96 médicos pediatras que realizam atendimento em toda a rede pública de saúde do município. Além de suportarem toda a demanda da área pediátrica do município, a rede pública de saúde de Cariacica recebe pacientes de cidades vizinhas, o que culmina no aumento das filas de espera.

Nenhum comentário:

Postar um comentário