MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 2 de outubro de 2012

Criado por estudantes do ES, pão ajuda no combate à hipertensão


Alimento foi reconhecido pela Sociedade Brasileira de Hipertensão.
Sal foi substituído por cinco tipos de grãos.

Do G1 ES

Um grupo de estudantes de nutrição de uma faculdade particular de Vitória criou um pão capaz de ajudar no controle da obesidade e hipertensão. Os universitários enfrentaram o desafio de produzir um alimento saudável e saboroso, durante cerca de dois meses de testes. Vencedor de um concurso nacional da Sociedade Brasileira de Hipertensão, o pão não contém sal e proporciona aos degustadores um sabor agradável e não prejudicial à saúde.
"Nos pães convencionais, é adicionado o sal tanto para a fermentação, quanto para melhorar o sabor. Mas, nesse que a gente desenvolveu, não é colocado sal", disse o estudante Anderson Gervásio. A opção dos universitários foi substituir o ingrediente por cinco tipos de grãos, como aveia em flocos, linhaça dourada, quinua, centeio e amaranto. Misturados, os grãos dão sabor, contêm fibras e ômega 3. Além disso, a adição de açúcar mascavo é capaz de auxiliar no crescimento da massa.
De acordo com a professora Marian Paixão, o reconhecimento por parte da Sociedade Brasileira de Hipertensão comprova a eficácia e praticidade do alimento. "Isso indica que o produto é de fácil preparo, que pode ser comercializado ou produzido em ambiente domiciliar. Além disso, mostra que ele tem ingredientes que podem contribuir, realmente, para o controle da pressão arterial e para prevenir outras doenças cardiovasculares, como infarto e derrame", explicou.
Receita
Ingredientes
- 1kg de farinha de trigo integral
- 1 colher de sopa de centeio
- 1 colher de sopa de amaranto
- 1 colher de sopa de linhaça dourada em grãos
- 10 colheres de sopa de aveia em flocos
- 1 colher de sopa de fermento biológico
- 1 copo de óleo de soja
- 3 ovos
Modo de fazer
Em um recipiente de plástico, misture o fermento, o açúcar e 200 ml de água morna. Depois, adicione três ovos e o trigo, aos poucos. Coloque um copo de água fria e continue acrescentando trigo até a massa desgrudar da mão. Acrescente os grãos, misture e deixe a massa descansar por meia hora. Coloque a massa em uma forma untada com óleo e deixe descansar por cerca de 40 minutos. Leve ao forno pré-aquecido e deixe assar por 45 minutos.
Criado por estudantes, pão sem sal combate hipertensão e obesidade (Foto: Reprodução/TV Gazeta)Criado por estudantes, pão sem sal combate hipertensão e obesidade (Foto: Reprodução/TV Gazeta)

Nenhum comentário:

Postar um comentário