MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Hospital no AM fará transplante de válvulas cardíacas a partir de março

 

Banco de válvulas cardíacas dará suporte aos transplantes no HUFM.
Amazonas será referência no Norte em transplantes cardíacos.

Carlo Eduardo Matos Do G1 AM
Hospital Universitário Francisca Mendes, na Zona Norte de Manaus (Foto: Reprodução/Ufam)Hospital Universitário Francisca Mendes, na Zona
Norte de Manaus (Foto: Reprodução/Ufam)
O Hospital Universitário Francisca Mendes (HUFM), na Zona Norte de Manaus, está desenvolvendo um banco de válvulas de coração, que dará a possibilidade de realizar transplantes em pacientes a partir de março de 2012. As informações são do diretor da instituição, Pedro Elias.

De acordo com Elias, o banco de válvulas cardíacas é desenvolvido em parceria com a gerência de transplantes da Secretaria de Estado de Saúde (Susam), que já procede com transplante de córnea e rins, além disso, intermedia o envio de órgãos humanos para outros hospitais brasileiros.

Paralelo a este projeto, o HUFM segue com a implementação da estrutura técnica e médica para realizar transplantes. Atualmente, as válvulas cardíacas são substituídas por válvulas bovinas, que possuem formato e textura semelhantes.

O diretor explicou que o coração é composto por quatro válvulas, que funcionam como portas unidirecionais que mantêm o fluxo sanguíneo em uma direção. Elas são formadas por até três abas rígidas de tecido, chamadas de 'folhas', que abrem para permitir a passagem do sangue e fecham para impedir que ele volte para a câmara do coração.

"A demanda por esse procedimento é grande no Amazonas. Realizamos até cinco cirurgias por semana. Esse número será maior, pois o Ministério da Saúde quer que o HUFM seja referência no Norte do Brasil em transplantes cardíacos", explicou Pedro Elias. Atualmente, o hospital universitário recebe pacientes de Roraima, Amapá, Rondônia, Acre e do sul do Pará.
A capacitação da equipe médica recebe apoio do Instituto do Coração (Incor) e do Instituto Dante Pazzanese, localizados em São Paulo. A estrutura para a realização de transplantes já está pronta, explicou o diretor. Apenas o local para captação ou retirada dos órgãos doados que está sendo concluída.

Segundo o diretor da unidade, o transplante de válvulas cardíacas é o primeiro passo para a realização de transplantes de coração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário