MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Dia de Luta contra a Aids tem ações preventivas e ato ecumênico, no AM

 

Foram realizados testes rápidos de HIV e palestras de orientação.
No Estado, 5.157 portadores do vírus HIV estão em tratamento.

Do G1 AM
O Dia Mundial de Luta contra a Aids foi marcado por uma série de atividades em Manaus. Nesta quinta-feira (01), Organizações não Governamentais (Ongs), portadores do vírus HIV, Governo do Estado, Prefeitura de Manaus e entidades religiosas participaram de diferentes atividades na capital. A programação teve início com ato ecumênico na Fundação de Medicina Tropical Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD).
A FMT também realizou mais de 350 testes rápidos de HIV e promoveu palestras de orientação, alertando as pessoas sobre os cuidados preventivos contra a doença. Segundo a diretora presidente da instituição, Graça Alecrim, a conscientização faz a diferença. “A principal forma de enfrentamento da síndrome continua sendo o esclarecimento e a prevenção”, ressaltou. A diretora salienta que, atualmente, há 5.157 portadores do vírus HIV em tratamento no Amazonas.
Para a primeira-dama do Estado e presidente do Fundo de Promoção Social do Amazonas, Nejmi Aziz, deve haver uma preocupação especial com os jovens. “Estamos apoiando toda essa mobilização, cumprindo uma missão que é de todos nós – pais, gestores e cidadãos –, ajudando a orientar, principalmente os jovens, que estão cada vez mais vulneráveis à doença", destacou.
A primeira-dama orientou representantes de ONGs que apoiam pessoas vivendo com HIV, a buscarem auxílio no Fundo de Promoção Social, cujo recurso é destinado a projetos de organizações sem fins lucrativos, voltadas para o desenvolvimento da cidadania. “Se a instituição estiver regularizada e apresentar um projeto nos moldes legais, certamente terá nosso apoio, frisou.
Marines Martins, Nejmi Aziz e representantes da ONG Rede de Amizade durante programação na FMT (Foto: Divulgação)Marines Martins, Nejmi Aziz e representantes da ONG Rede de Amizade durante programação na FMT (Foto: Divulgação)
A coordenadora da Rede Nacional de Pessoas Vivendo com HIV/Aids, Marines Martins, que também é portadora do vírus, disse que além do apoio financeiro do poder público, a sociedade, de maneira geral, precisa dedicar “um olhar mais humano” ao tema. “No quesito tratamento e de medicamentos disponíveis, demos um grande salto de qualidade, nos últimos dez anos, pois podemos manter a doença sob controle. Do ponto de vista social, ainda enfrentamos o problema da banalização”, afirmou.
Vivendo com HIV/Aids há três anos, Luiz Júnior, 33 anos, assistiu ao ato ecumênico para apoiar o movimento de alerta às pessoas que ainda não se previnem contra a doença. “Depois de colocar minha vida em risco, posso dizer às pessoas que um ato simples como usar camisinha, irá preservá-las de um grande sofrimento”, disse Júnior. Após duas internações e uma infecção por toxoplamose, ele conta que mantém a disciplina no tratamento. Hoje, eu digo que sou um vitorioso, frisou.
Tratamento e números
Os 5.157 portadores do vírus HIV que estão em tratamento no Amazonas são atendidos pela FMT-HVD, nas unidades de dispensação de medicamentos no interior do Estado e nas policlínicas da rede municipal.
Dados da Coordenação Estadual de DST/Aids mostram que em 2010 foram registrados 39 casos de HIV na faixa etária de 15 a 19 anos e outros 478 entre pessoas de 20 a 34 anos. Até outubro deste ano, foram notificados 35 casos positivos de HIV na faixa etária de 15 a 19 anos e 430 na faixa etária de 20 a 34 anos. Segundo o Ministério da Saúde, atualmente a taxa de incidência de HIV/Aids no Amazonas é de 30.9 para cada 100 mil habitantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário