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sábado, 26 de fevereiro de 2022

Toyota GR GT3 Concept antecipa modelo de corridas em produção em série

 


Marcelo Jabulas
@mjabulas

HOJE EM DIA
SOB MEDIDA – O GR GT3 não deriva de nenhum modelo da marca japonesa, ele foi desenvolvido para ser um carro homologado para categoria GT3 da FIA e servirá de banco de dados para marca (Divulgação)

SOB MEDIDA – O GR GT3 não deriva de nenhum modelo da marca japonesa, ele foi desenvolvido para ser um carro homologado para categoria GT3 da FIA e servirá de banco de dados para marca (Divulgação)

Depois que deixou a Fórmula 1, a Toyota passou a apostar em vários segmentos do automobilismo. Da Nascar ao Super GT japonês, ao WRC e ao Rali Dakar, a marca japonesa compete em tudo quanto é corrida. E a partir de 2015, quando fundou a divisão Gazoo Racing, a marca japonesa viu que além de colecionar troféus, poderia impulsionar seu portfólio de produtos. 

A marca apresentou no Salão de Tóquio o conceito GR GT3. Trata-se de um bólido desenvolvido para clientes que buscam um carro de corridas homologado para a categoria GT3 da FIA. É mais ou menos o que a britânica Ginetta fez na Europa, com um portfólio de carros de corrida. 

Segundo a marca, converter carros de rua em bólidos de corrida limita o aperfeiçoamento nas pistas. Assim, a ideia da divisão Gazoo Racing é fazer do GR GT3 uma espécie de laboratório permanente. 

Dessa forma, a Toyota GR pretende recolher informações de performance nas diferentes competições em que o carro possa ser inscrito para criar uma base de desenvolvimento para futuros carros de corrida.

O GR GT3

O bólido é um cupê de capô longo e traseira curta. De perfil ele lembra modelos alemães como o Mercedes-Bens SLR. O carro ainda conta com elementos aerodinâmicos homologados para as provas GT3, como aerofólio e extratores de ar. Na trazeira, elementos triangulares fazem uma leve menção ao “primo rico”, Lexus LFA.’

No entanto, mesmo com elementos que indicam que o carro está pronto e de acordo com as determinações do regulamento da FIA, o GR GT3 ainda é um estudo. Dados técnicos não foram divulgados e nem quando será apresentada a versão final do carro. Certamente utilizará motores com potência entre 500 e 600 cv e peso mínimo de 1.200 quilos.

Por hora, o que é perceptível são as ponteiras do escapamento nos para-lamas dianteiros, que reduzem a restrição dos gases, assim como as rodas de cubo rápido e asa traseira de formato gooseneck (pescoço de ganso).

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