Confira o guia definitivo para não cair em ciladas
Spam,
correntes maldosas, mensagens que supostamente dão acesso a brindes,
descontos, promoções e cupons ... O WhatsApp está cheio de falsas
promessas que nada mais são que golpes digitais que roubam dados
pessoais de usuários do mensageiro ou induzem ao cadastro do número de
telefone em serviços pagos indesejados, consumindo todos os créditos da
conta. Diante de tantas investidas criminosas envolvendo o aplicativo, o
TechTudo acionou a equipe de segurança do WhatsApp para colocar um
ponto final ou ao menos tentar, no compartilhamento de conteúdo
malicioso e que pode prejudicá-lo em grupos de bate-papo e conversas
privada
Comuns
em grupos, as mensagens costumam pedir para que o usuário do app
compartilhe o conteúdo com um determinado número de pessoas. Elas podem
conter links encurtados que levam para sites falsos. Nestes ambientes
online, criminosos solicitam o preenchimento de formulários em que —
para obter o desconto, o cupom ou qualquer outra oferta — a pessoa é
levada a digitar número do celular, nome, e-mails e, em alguns casos,
até mesmo senhas pessoais. Uma vez preenchido, os dados são usados
contra a vítima, causando prejuízo financeiro como a assinatura de
serviços pagos por SMS que nunca foram solicitados.
Em
outros casos, são indicados aplicativos em formato .apk, de fora da
Google Play, e que podem ter origem duvidosa e instalar algum malware no
sistema operacional do seu smartphone. Quando acessados pelo WhatsApp
Web, no computador, as ameaças são as sugestões de downloads maliciosos
de arquivos executáveis .exe (no Windows) ou plugins de navegador com
vírus para PCs.
Camillo
Di Jorge, presidente da ESET Brasil, diz que esse tipo de golpe é
recorrente. "O criminoso vai usar a curiosidade das pessoas, no caso um
aplicativo que é febre hoje, para atrair novas vítimas", disse. Já foi
usada por golpistas a nostalgia da "volta do Orkut", cupons do Uber e
também a última mania, o app Sarahah.
Para entender as correntes do WhatsApp
O
WhatsApp afirma que, como as mensagens são cifradas pelo app — ou seja,
os donos do aplicativo não tem a chave que dá acesso ao conteúdo da
mensagem — não é possível rastreá-las e bloqueá-las antes que atinjam
milhares de pessoas circulando por meio de correntes. Isso quer dizer,
também, que o mensageiro não faz uma análise prévia dos links que são
enviados pela plataforma e cabe unicamente ao receptor decidir se uma
mensagem e seus links são seguros.
O
WhatsApp detalha que mensagens de spam ou conteúdo duvidoso podem ou
não vir de um de seus contatos (pessoas presentes na sua agenda
telefônica). Essas mensagens que espalham informações que não são
verdadeiras para enganar e fazer com que você se comporte de uma certa
forma, normalmente, parecem suspeitas ou o conteúdo muito bom para ser
verdade. "Não toque, compartilhe ou encaminhe a mesma", se notar algumas
dessas particularidades.
Como avaliar se a mensagem é segura?
Mensagens com propósitos duvidosos costumam ter os seguintes problemas:
Erros ortográficos ou gramaticais;
Pedem que você que acesse determinado link para obter a vantagem;
Pedem que você encaminhe número de telefone, cartão de crédito, conta bancária, data de aniversário e senhas ...
Pedem que você encaminhe a mensagem para mais pessoas;
Pedem que você clique em um link específico e ative um novo recurso.
Recebendo correntes de desconhecidos
Segundo
o WhatsApp, a primeira vez que você receber uma mensagem de um número
desconhecido (ou ainda não cadastrado na sua agenda) você terá a opção
de reportar este mesmo número como spam diretamente no aplicativo.
Recebendo correntes de contatos do seu telefone
Neste
caso, em que você tenha recebido uma mensagem de spam de um de seus
amigos ou familiares, a orientação do WhatsApp é: apagar a mensagem, não
clicar em nenhum link e não fornecer nenhuma informação pessoal.
"Informe ao seu contato que o conteúdo da mensagem que ele enviou para
você é, na verdade, spam e o direcione para a página de segurança
(faq.whatsapp.com)", completa.
Reportando spam no WhatsApp
Mesmo
incentivando o usuário a enviar o conteúdo de correntes ao suporte, o
WhatsApp não possui uma política clara do que faz com as denúncias
depois que elas são enviadas ao app. "Tenha em mente que, geralmente,
nós não possuímos o conteúdo da mensagem disponível para nós, justamente
para garantir a segurança e confidencialidade de suas mensagens", diz o
documento do FAQ.
Nenhum comentário:
Postar um comentário