MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 2 de julho de 2013

Campanha do Procon de AL orienta sobre venda de produtos vencidos


Consumidores terão direito a troca sem custos, caso constatem vencimento.
Supermercados estarão sujeitos a penalidades se houver descumprimento.

Do G1 AL, com informações da TV Gazeta

Somente este ano, mais de duas mil toneladas de produtos foram apreendidas em Maceió porque estavam fora da data de validade. Com o objetivo de mudar essa realidade e tentar estimular o consumidor a checar a data de vencimento do produto no momento da compra, o Procon Alagoas lançou uma campanha para modificar o quadro.
A iniciativa, que se dará em parceria com a Associação dos Supermercados, permitirá ao consumidor trocar o produto sem nenhum custo adicional, caso constate que a mercadoria está fora do período de validade. “Ele, automaticamente, ganhará outro produto com o mesmo valor”, explicou Edmilson Delfino dos Santos, gerente de um supermercado da capital.
Os consumidores admitem que a maioria acaba deixando de lado alguns detalhes importantes na hora da compra. “De vez em quando eu olho a data de validade, mas não sou acostumado a olhar”, revelou um dos clientes.
Caso o supermercado não forneça outro produto dentro da data de validade gratuitamente, o Procon poderá ser acionado, como explica o Superintendente do órgão, Rodrigo Cunha.
“Casa haja uma negativa, o consumidor deve ligar para o Procon. Essa parceria não exime o poder fiscalizatório do Procon, muito pelo contrário. Teremos uma equipe de plantão justamente para fiscalizar de perto essa questão dos produtos vencidos”, esclareceu o superintendente.
Cunha explica ainda que o estabelecimento estará sujeito a punições em caso de descumprimento. “As penalidades vão desde multa, que variam de R$ 400 a R$ 600 milhões, e também a própria interdição do estabelecimento”, completou.
A campanha auxiliará também o trabalho da vigilância sanitária. Este ano, foram apreendidas mais de duas toneladas de carnes e 272 quilos de embalados vencidos em Maceió. Em alguns casos, há até mesmo fraude.
“Já encontramos produtos com a data alterada. Um caso muito mais grave que pode até dar cadeia de imediato para o comerciante. Mas a gente vem verificando essa questão para que a população não sofra com esses produtos vencidos”, expôs Geovane Pacífico, agente da Vigilância Sanitária.
Com a novidade, os consumidores prometem ficar mais atentos. “Agora está bem melhor, eu vou prestar bem mais atenção, até mesmo para que haja uma punição”, disse a dona de casa Helenita de Oliveira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário