MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

segunda-feira, 29 de julho de 2013

Maria da Fé atrai fãs do frio à cidade mais gelada de MG, segundo Inmet


Fotógrafo aproveita o clima para registrar "paisagens europeias" no lugar.
Morador montou uma estação meteorológica dentro de casa na zona rural.

Do G1 Sul de Minas

Casa em meio à geada em Maria da Fé parece estar na Europa (Foto: Leonardo Bueno / Arquivo Pessoal)Casa em meio à geada em Maria da Fé parece estar na Europa (Foto: Leonardo Bueno / Arquivo Pessoal)
Maria da Fé (MG) é uma cidade tranquila com cerca de 15 mil habitantes e uma linda paisagem. Apesar do charme do lugar, ao se perguntar para qualquer pessoa na rua um sinônimo de Maria da Fé, a resposta é rápida: o frio. A cidade é considerada a mais gelada de Minas Gerais e por isso, atrai fãs do clima no inverno. Fotógrafos e "meteorologistas amadores" compartilham do mesmo amor ao frio na cidade.
No mês de julho, a temperatura média na cidade gira em torno de 8º C a 9º C, segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), clima ideal para quem gosta do frio. E gostar é pouco para o fotógrafo Leonardo Bueno, que aproveita os melhores ângulos justamente quando a temperatura está próxima a 0º. "Tem que gostar muito. Eu acordo às 4h e subo a montanha para poder registrar tudo", conta.
O fotógrafo desenvolveu até uma "técnica de guerra" para conseguir completar a missão. "Eu deixo o ar quente do carro ligado, e aí, de vez em quando eu entro, me aqueço um pouco, e volto a sair para continuar fotografando", revela.
A recompensa está no arquivo pessoal do artista, com paisagens que dariam lindos quadros. A foto acima, em que aparece uma casa vermelha em meio à geada, até parece que foi feita na Europa.
O Pico da Bandeira é um dos lugares preferidos para Bueno fotografar. Do alto dos 1,6 mil metros de altitude é possível ver Maria da Fé encravada na Serra da Mantiqueira, além de tudo que há em volta. Pouso Alegre (MG) e Itajubá (MG), além do Observatório Astrofísico de Brazópolis (MG), são vistos do alto em meio a vários picos na paisagem.
Uma outra imagem, que mostra o nascer do sol em um dia de muita neblina, faz com que o vale pareça um mar. "Aqui o frio é normal e para mim rende muitos troféus", fala o fotógrafo, se referindo às fotografias.
À esq., fotógrafo Leonardo Bueno e à direita, foto do vale visto do alto do Pico da Bandeira (Foto: Montagem Reprodução EPTV / Leonardo Bueno)À esq., fotógrafo Leonardo Bueno e à direita, foto do vale visto do alto do Pico da Bandeira (Foto: Montagem Reprodução EPTV / Leonardo Bueno)
Um visual que William Siqueira também aprecia. Ele gosta tanto do frio que há quatro meses montou uma estação meteorológica na casa dele, na zona rural de Maria da Fé. Formado em redes de computadores, todos os dados chegam na máquina portátil de Siqueira e são registrados. O relatório de junho mostra que a temperatura mais baixa do mês foi no dia 27, com 1,8º C. Já em julho, o recorde foi batido na sexta-feira (26), com menos de 3º C.
Aparelho usado para media temperatura em Maria da Fé (Foto: Reprodução EPTV)Aparelho usado para medir a temperatura em Maria
da Fé (Foto: Reprodução EPTV)
"A gente não tinha informações sobre a temperatura da cidade, então resolvi montar aqui uma estação e me tornei um meteorologista amador", brinca o técnico. E como todo mundo, Siqueira tem um sonho, só que o dele é um pouco mais frio que o da maioria. "Meu sonho é ver neve. Contam que a última vez que teve isso aqui foi em 1975, mas eu ainda quero ver".
Cidade gelada
Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Maria da Fé é a cidade que registra as menores temperaturas do Sul de Minas, seguida por Caldas (MG) e o distrito de Camanducaia (MG), Monte Verde.
Nos últimos 18 anos, a menor temperatura registrada em Maria da Fé foi em 2000, quando fez -4,5º C no dia 18 de julho. Em 2011, a cidade registrou a segunda menor temperatura neste período, com -3,7º C. Mas ano gelado mesmo foi 2000, quando os termômetros registraram a terceira menor temperatura em 18 anos, com -3,5º C no dia 17 de julho e -2,9º C no dia 22 de junho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário