MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

segunda-feira, 29 de julho de 2013

Fazer tudo com vontade é a receita para viver muito, dizem catarinenses


Cidade de Blumenau tem maior expectativa de vida do país.
Brusque, Balneário Camboriú e Rio do Sul encabeçam a lista principal.

Daniela Walzburiech Do G1 SC

Os dez municípios com melhor expectativa de vida do país estão em Santa Catarina, segundo dados do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) divulgados nesta segunda-feira (29). No estado, Blumenau, Brusque, Balneário Camboriú e Rio do Sul encabeçam a lista com média de expectativa de vida de 78,6 anos, seguidos de Rancho Queimado, Rio do Oeste, Joaçaba, Iomerê, Porto União, e Nova Trento.
De acordo com o Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) de 2010, há 295.181 homens e 361.782 mulheres entre 60 e 100 anos ou mais. Em Blumenau, no Vale do Itajaí, a pesquisa realizada há três anos apontou que existem 29.996 moradores da cidade com mais de 60 anos. Em Brusque, também no Vale e segunda cidade com mais expectativa de vida, há 9.471 moradores na mesma faixa etária.
Hedda Bona, de Blumenau é um exemplo da pesquisa. Aos 85 anos de idade, a senhora que sempre morou na cidade do Vale do Itajaí contou ao G1, que não se sente velha. "Eu estou ótima. Recentemente parei de dirigir por um pedido dos meus filhos, mas eu não queria. Sou uma boa condutora, pelo menos sempre disseram isso", conta a senhora Hedda, rindo. Ela mora em um ancionato e tem muitas amigas no local com mais de 90 anos. "Aqui é muito bom de morar, Blumenau é um lugar bem agradável", conta ela sobre a cidade brasileira com a maior expectativa de vida, 78,6 anos.
Brusque
Próximo de Blumenau, mora Walter Orthmann, catarinense de 91 anos e que há 75 trabalha na mesma empresa localizada em Brusque. No dia 17 de janeiro, ele entrou para o Livro dos Recordes pelo maior tempo de trabalho em um único local.
catarinense Walter Orthmann (Foto: RankBrasil/Divulgação)Catarinense de 91 anos mora em Brusque (Foto: RankBrasil/Divulgação)
A história de Walter começou em 1938, quando, com 15 anos, ele entrou para a RenauxView, empresa do ramo têxtil, ocupando o cargo de enrolador de tecido. Depois de um ano, passou para office boy, trabalhou no faturamento e, hoje, é supervisor de vendas e coordena a comercialização por todo o Nordeste brasileiro. "Essa semana estou de férias, mas nos próximos dias, irei para Teresina, Piauí e Recife" conta ele.
Aposentado desde 1978, ele não pensa em parar. "Tenho prazer de trabalhar aqui. Pego meu carro todos os dias de manhã e venho trabalhar feliz, pois se eu não gostar do que faço, de nada adianta meu trabalho. Como vou convencer alguém a comprar alguma coisa se não estou contente e certo do que estou falando?", explica o catarinense.
Perguntado quando irá parar de trabalhar, Walter diz que não sabe. "Parou, quebrou. Todos os meus amigos que pararam de trabalhar já morreram e eu quero continuar vivendo e trabalhando muito. Trabalhar é saúde e eu gosto disso", finaliza.
Canelinha
O alto número de expectativa também é registrado em um município da Grande Florianópolis. No mês de maio deste ano, uma família se reuniu para comemorar os 100 anos da irmã mais velha, Lindaura. Depois dela, vêm outros quatro, com 97, 95 e 93 anos. Segundo um dos irmãos, que reside em Canelinha, o segredo é gostar de viver e aproveitar o que a vida oferece.
Irmãos têm 100, 97, 94 e 94 anos de idade (Foto: Graziele Dias/Divulgação)Irmãos têm 100, 97, 94 e 94 anos de idade (Foto: Graziele Dias/Divulgação)
Maria Nascimento Dias é a mais nova dos quatro. Ela tem 94 anos. Seu Manuel tem 95 e mora em São José, também na Grande Florianópolis. Luis Nascimento tem 97 e Lindaura Lemos completou 100 recentemente. Juntos, os quatro irmãos somam quase 400 anos de história.
Casal mora na Grande Florianópolis (Foto: Graziele Dias/Divulgação)Casal mora na Grande Florianópolis
(Foto: Graziele Dias/Divulgação)
"Meu pai foi um homem valente. Tinha cinco filhos da primeira mulher. Cada ano tinha um, porque naquele tempo não havia televisão. Depois, casou com uma mulher que já tinha 10 filhos. Com os cinco dele, foram 15 filhos", contou Luiz no aniversário da irmã.
Ao G1, Manoel Dias, marido de Maria, contou que o casal vive sozinho e faz as atividades diárias, às vezes com um pouco de dificuldades.  Lindaura, a centenária, também está bem de saúde e, segundo a filha, o segredo da longevidade da mãe foi sempre trabalhar muito. "Minha mãe sempre trabalhou demais e acho que esse é o segredo dela, em viver tanto", disse Adelina Lemos.
Os números apresentados mostram que quanto mais a expectativa de vida se aproxima de 85 anos, mais o IDH do município no quesito longevidade se aproxima de 1. Quanto mais a expectativa de vida se aproxima de 25 anos, mais o mesmo índice se aproxima de zero. No ano de 1998, quando também foi apresentado números sobre a expectativa de vida, quatro municípios estavam na lista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário