MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 30 de julho de 2013

Geadas atingem plantações de trigo em SP e no PR


Na região sudoeste de SP, muitos agricultores perderam quase tudo.
Em Cambé, norte do PR, seguro agrícola já foi acionado.

Do Globo Rural

De longe, o verde claro no meio das lavouras de trigo indica o prejuízo.
Edson Sukessada tem 50 hectares com o grão no município de Capão Bonito, sudoeste de São Paulo, e por causa das baixas temperaturas, 80% da produção foi perdida.

A chuva e os fortes ventos da semana passada também aumentaram o prejuízo, os pés ficaram deitados.
De acordo com a cooperativa agrícola do município, todos os 25 produtores de trigo tiveram as plantações atingidas por conta da geada. Alguns com mais intensidade outros com menos, mas 100% dos grãos perderam qualidade.

Em Cambé, no norte do Paraná, alguns agricultores já acionaram o seguro agrícola para recuperar parte do prejuízo. O estado, que é o principal produtor do grão, ainda não finalizou o levantamento das perdas.
De longe, a lavoura parece até madura, mas o agricultor não se engana. Cláudio Peruzzi mostra que o branqueamento no trigo foi provocado pela geada. “A perda vai ser de 95% com certeza. Agora é acionar o seguro e esperar a próxima safra”, diz.
Manoel Carlos Bassoi, agrônomo e pesquisador da Embrapa, explica quais regiões do estado foram mais afetadas e de que maneira a geada prejudicou as plantas. Confira a entrevista no vídeo com a reportagem completa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário