MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

segunda-feira, 29 de julho de 2013

Restaurantes de Manaus serão avaliados por quesitos higiênicos


Dvisa vai realizar vistorias em 213 estabelecimentos da capital.
Classificação varia entre Ótima, Muito Boa, Boa, Aceitável e Inaceitável.

Do G1 AM

Muitas opções de jantares românticos em Manaus para o dia dos namorados (Foto: Reprodução/TV Amazonas)Restaurantes serão avaliados em Manaus
(Foto: Reprodução/TV Amazonas)
Todos os 213 restaurantes e bares de Manaus inscritos no projeto de Categorização dos Serviços de Alimentação terão até o dia 19 de agosto para realizar o processo de autoavaliação e adequação às normas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Voltado para classificar os serviços do setor, o programa vai priorizar os aspectos higiênicos de maior impacto para a população.
Visando a Copa do Mundo de 2014, os estabelecimentos serão avaliados e vistoriados para receber uma classificação em cinco categorias: Ótima, Muito Boa, Boa, Aceitável e Inaceitável. O intervalo entre as inspeções será de no mínimo quatro meses e máximo de cinco meses.
O Departamento de Vigilância Sanitária (Dvisa) selecionou 213 estabelecimentos em Manaus, levando em conta aspectos como a localização geográfica, o acesso e o tipo de culinária, com prioridade para a cozinha regional e o roteiro turístico em Manaus. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), os proprietários desses locais participaram de um seminário, no qual foram repassadas as orientações sobre o assunto.
A classificação dos estabelecimentos somente ficará disponível no próximo ano, em local visível dentro do próprio restaurante. De acordo com a Semsa, o consumidor será beneficiado com informações sobre o nível de adequação sanitária dos estabelecimentos, levando em consideração aspectos como o abastecimento de água, as instalações sanitárias, a higienização de instalações, equipamentos, móveis e utensílios, assim como o preparo, armazenamento, transporte e exposição do alimento. Outra orientação será quanto a vacinação de funcionários do ramo de alimentação contra doenças como a Hepatite B, Febre Amarela, Difteria, Tétano, Sarampo, Caxumba e a Rubéola.

Nenhum comentário:

Postar um comentário