MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quarta-feira, 31 de julho de 2013

Com 'sabor de casa', amigas abrem café especializado em cucas no RS


Mulheres são 50% das lideranças em novos empreendimentos no país.
De olho nas oportunidades, sócias lideram café em Porto Alegre.

Daniel Bittencourt Do G1 RS

Raquel Wegner (esq) e Luana Castro perceberam o nicho de mercado e montaram a Cuca Haus, uma casa especializada em cucas (Foto: Arquivo Pessoal)Raquel (E, na foto) e Luana perceberam o nicho e montaram a Cuca Haus (Foto: Arquivo Pessoal)
Com olhar atento para as oportunidades, duas amigas transformaram o sabor de casa em fonte de renda. Luana Castro e Raquel Wegner deixaram Santa Cruz do Sul, na Região Vale do Rio Pardo, para morar em Porto Alegre. Descendentes de alemães, tinham dificuldade de encontrar na capital a cuca, tradional na terra natal. Foi quando se prepararam para fazer da receita de família um negócio e entraram para as estatísticas dos empreendedorismo no Brasil.
 Atualmente, 43,5% dos brasileiros sonham em abrir seu próprio negócio, contra 25% que pretendem seguir uma carreira profissional em alguma empresa. O dado faz parte da pesquisa feita pela em 2012 Global Entrepreneurship Monitor (GEM), conduzida pelo Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade (IBQP), em parceria com o Sebrae e a Fundação Getúlio Vargas (FGV).
O estudo indica que a média de idade dos empreendedores vem diminuindo: 34% dos novos empreendedores do país que comandam empresas com até 3,5 anos de atividade têm entre 25 e 34 anos. Logo atrás estão as pessoas com idade entre 35 e 44 anos (27%) e jovens entre 18 e 24 anos (18%). A taxa de empreendedorismo no Brasil aumentou 9,3% nos últimos 10 anos, passando de 20,9% em 2002 para 30,2% em 2012. O dado representa que cerca de 36 milhões de brasileiros são empreendedores estabelecidos ou em fase inicial no mercado.
O motivo da evolução nos números se dá, segundo os pesquisadores, por quatro motivos básicos: a compatibilidade com o desenvolvimento da economia, a flexibilidade nas políticas públicas de negócio (Lei Geral, Super Simples e Empreendedor Individual), o aumento da escolaridade e da renda da população brasileira.
Número de mulheres liderando negócios próprios cresce
O empreendedorismo entre as mulheres, assim como Luana e Raquel, é outro destaque na pesquisa. O percentual de empresárias é praticamente igual à proporção de homens. Em 2002, 58% das empresas eram lideradas por homens. Já em 2012 este número se aproxima dos 50%, o que significa que cada vez mais as mulheres estão tomando seu espaço no mundo empresarial.
As meninas começaram em fazendo as cucas em casa e vendiam para conhecidos. Hoje elas administram um café-bar na capital gaúcha. (Foto: Arquivo Pessoal)Dupla começou fazendo cucas em casa e hoje
administra um café-bar em Porto Alegre
(Foto: Arquivo Pessoal)
As amigas não têm que 25 anos e são donas do próprio negócio desde 2011. As duas perceberam que a terra natal não era a única coisa que as unia.
“Sempre amamos as cucas da nossa cidade. Como nunca encontrávamos em Porto Alegre, começamos a trazer de lá. Muitos amigos e colegas pediam. Notamos que havia algo ali e fomos atrás da receita da família, aprimoramos com novos sabores. Começamos a vender e fomos crescendo”, diz ao G1 Raquel, que hoje comanda com Luana a Cuca Haus, um bar-café especializado em cucas e na gastronomia alemã e seus sabores.
Sócias afirmam que não é fácil abrir um negócio do zero, mas dão a receita: "Tem que ter certeza do que se quer fazer", dizem. (Foto: Arquivo Pessoal)Sócias afirmam que não é fácil abrir um negócio do
zero (Foto: Arquivo Pessoal)
Por pouco mais de um ano o negócio funcionou dentro do apartamento delas. Hoje elas montaram a empresa, estão com um ponto fixo na cidade, trabalham de terças a sábados e vêm conquistando o estômago dos porto-alegrenses.
“Começamos a nos dedicar 100% para o negócio em 2011. Hoje já temos três pessoas na produção, mais um segurança e nós duas, que atendemos e cuidamos do balcão... Estamos felizes com o que temos”, comenta Raquel.
Empreendedorismo por oportunidade ganha espaço
O estudo aponta que o empreendedorismo por oportunidade vem ganhando espaço. De acordo com a pesquisa, 69% dos negócios abertos no país existem porque os empresários detectaram uma demanda. Em 2002, o índice era de 42,4%. Atualmente, de cada 10 empresas que abrem as portas no país, sete são por oportunidade e apenas três por necessidade.
Os dados também mostram que a evolução da atividade empreendedora cresceu na última década. Em 2002, 20,9% da população com idade entre 18 e 64 anos estava envolvida na criação ou administração de um negócio. Agora este índice saltou para 30,2%. Entre as regiões pesquisadas, a Sul está em segundo lugar no ranking das mais empreendedoras, com 31,3% da população. A Região Norte é quem lidera, com 34,2% de sua população envolvida com em algum negócio próprio.
A GEM também constata que é maior a proporção de empresários por oportunidade nas pessoas com maior grau de escolaridade. No grupo dos empreendedores com pós-graduação completa, 87% dos empresários em fase inicial abriram um negócio depois de constatar uma oportunidade de mercado.
O estudo, que envolve 69 países, analisa a atividade empreendedora em âmbito mundial. No Brasil foram entrevistadas 10 mil pessoas de 18 a 64 anos, sendo 2 mil em cada região do território nacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário