MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

segunda-feira, 29 de julho de 2013

Acampados há 14 dias, grupo exige auditoria sobre transporte em Ilhéus


Movimento 'Reúne Ilhéus' reivindica redução na tarifa de ônibus na cidade.
Prefeitura afirma que irá fazer encontro para avaliar situação do transporte.

Do G1 BA

Estudantes (Foto: Reúne Ilhéus)Estudantes reivindicam redução no preço da passagem do transporte coletivo (Foto: Reúne Ilhéus/Divulgação)
Desde o dia 16 de julho, cerca de 60 estudantes estão acampados na frente da Prefeitura de Ilhéus, no sul da Bahia. O movimento, denominado "Reúne Ilhéus", completa 14 dias nesta segunda-feira (29) e tem, entre as principais reivindicações, a redução no preço da passagem do transporte coletivo da cidade para R$ 2. Atualmente, a tarifa custa R$ 2,40.
"A nossa pauta é a redução da tarifa. No Brasil, isso é uma coisa que está acontecendo em várias cidades. Não só a redução, como a criação do bilhete único. Aqui a gente não tem nenhuma ação dessas", afirma o estudante de Engenharia Civil, Thiago Pacheco.
Em contato com o G1, a Prefeitura de Ilhéus informou que vai fazer uma auditoria no sistema de transporte para a tomada da decisão sobre a redução das tarifas. Segundo o órgão, nos próximos dias será divulgado o nome da empresa responsável pela investigação.
Estudantes (Foto: Reúne Ilhéus)Estudante conta que cerca de 60 pessoas
participam de ação (Foto: Reúne Ilhéus/Divulgação)
Os estudantes afirmam que irão encerrar a manifestação assim que seja definida  como será realizada a auditoria. "Essa comissão não está bem definida. Não está muito claro. A gente está com medo de desocupar e tudo que foi feito ser colocado por água abaixo. Nosso impasse está em como a auditoria vai ser feita. A gente pede que faça uma comissão paritária, que ela contemple também outras entidades, que representem a sociedade civil", afirma o estudante.
Segundo Thiago Pacheco, durante a mobilização, os estudantes contam com o apoio dos moradores locais, através da doação de alimentos. "O número de pessoas vem crescendo a cada dia. Hoje, estamos com 23 barrcas, cada uma com três, quatro estudantes. Como tem mais gente, eu consigo ir em casa, tomar banho e voltar".
Servidores
Os servidores públicos municipais de Ilhéus, no sul da Bahia, decidiram manter a greve da categoria em assembleia realizada nesta segunda-feira (29). Os trabalhadores, que estão parados há 10 dias, exigem aumento salarial e melhores condições de trabalho.
"A gente quer o repasse do inflação de 5,4% e melhores condições de trabalho. Até agora eles não ofereceram nada", relata o presidente do Sindicato dos Servidores Municipais de Ilhéus (Sinsepi), Luis Claudio Machado.
Segundo o sindicalista, a categoria também quer se reunir com o prefeito local a fim de discutir as pautas de reivindicações. "Todos os setores estão afetados. As escolas estão fechadas, postos de saúde, limpeza pública, administrativo", acrescenta.
A Prefeitura de Ilhéus informou que, devido a preocupação no cumprimento da Lei de Responsabilidade Fiscal, não é possível conceder aumento salarial aos servidores. No entanto, o município afirma que está à disposição da categoria para negociar.
Segundo a prefeitura, a adesão à greve não é geral. Alguns professores e funcionários de limpeza permanecem exercendo suas atividades normalmente. Os servidores público informaram que irão realizar uma manifestação na terça-feira (30), no centro de Ilhéus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário