MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

segunda-feira, 29 de julho de 2013

Homem morre após esperar 4 horas em fila de hospital do DF, diz família


Mulher diz que paciente decidiu voltar para casa, onde acabou morrendo.
Ele não atendeu a chamado, 13 minutos após chegar ao hospital, diz GDF.

Do G1 DF
O pedreiro José Vanilo Batista da Silva, de 52 anos, morreu nesta sexta-feira (26) depois de esperar quatro horas por atendimento no Hospital Regional do Guará, segundo a família. O paciente acabou voltando para casa, passou mal e teve tontura. Ele acabou sendo levado novamente ao centro médico por vizinhos, por volta das 21h, mas morreu antes de chegar ao local.

A família informou que o paciente procurou o centro médico por volta das 14h, por estar gripado, com dores no corpo e tosse. Na triagem recebeu a classificação de “prioridade”. Depois de esperar por quatro horas, Silva decidiu voltar para casa, segundo familiares.

Segundo o secretário-adjunto de Saúde do DF, Elias Miziara, o paciente não esperou quatro horas para ser atendido.

“O que consta nos registros do hospital, que são os registros oficiais, é que esse paciente procurou pelo hospital às 14h47, e foi classificado como ‘amarelo’, isto é, não é tão grave, não é tão urgente, os mais urgentes são os vermelhos e laranjas, e foi chamado 13 minutos depois, quando teria até 30 minutos para ser chamado.”

O secretário diz que Silva não atendeu ao chamado dos funcionários do hospital, por isso foi considerado ausente. A informação consta no prontuário do paciente, segundo Miziara. “Se ele tivesse procurado a equipe e se anunciado, ele teria sido provavelmente, muito certamente atendido naquele momento.”

Silva fazia acompanhamento no hospital, desde maio último, por causa de um problema cardíaco. Segundo os familiares, ele sofria de arritmia cardíaca.

O corpo do pedreiro foi levado ao Hospital de Base de Brasília, para identificar a causa da morte, e só deve ser liberado na segunda-feira (29). Segundo o secretário Elias Miziara, como o óbito ocorreu fora do ambiente hospitalar, a necropsia não pôde ser realizada no Hospital Regional do Guará. O Serviço de Verificação de Óbito da Secretaria de Saúde não funciona aos fins de semana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário