MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 3 de fevereiro de 2013

Quarta noite de ataques em SC tem incêndios, disparos e morte de jovem


Atentados foram registrados em cidades do Norte, Sul e Oeste do estado.
Suspeito de participar de atentados foi morto em confronto com a polícia.

Joana Caldas Do G1 SC

Quatro homens armados atearam fogo em ônibus em Criciúma no sábado (2) (Foto: Fernando José da Silva/RBS TV)Quatro homens armados atearam fogo em ônibus
em Criciúma (Foto: Fernando José da Silva/
RBS TV)
Três ônibus e duas carretas foram incendiados, um coquetel molotov foi atirado contra a casa de um casal de policiais, uma base da PM foi alvo de disparos, a sala de uma subprefeitura foi incendiada e um ônibus teve os vidros quebrados na quarta noite de ataques em Santa Catarina. Um jovem de 22 anos foi morto em confrontro com policiais, por volta das 3h15, em Joinville, no Norte do estado. De acordo com a Polícia Militar, ele é suspeito de participar de ataques no município. O caroneiro da moto foi preso e encaminhado para a Central de Polícia.
Desde a noite de quarta-feira (30) são registrados ataques a ônibus, bases da Polícia Militar e Polícia Civil e veículos particulares em várias cidades do estado. Até as 3h30 deste domingo (3), 38 ataques haviam sido registrados em 14 cidades catarinenses. É a segunda onda de atentados em três meses. O secretário da Segurança do estado, César Grubba, acredita que as ordens para os ataques partiram da mesma facção criminosa que promoveu os atentados de novembro de 2012.
O serviço de inteligência já havia feito um alerta à Secretaria de Segurança Pública sobre a possibilidade de novos ataques. Segundo a polícia, os atentados podem estar relacionados à transferência de presos e ao combate ao tráfico de drogas.

Ataques
Às 18h do sábado (2), um veículo do transporte coletivo de Criciúma, no Sul do estado, foi incendiado por quatro homens armados. Eles renderam motorista e cobrador, mandaram os cerca de 20 passageiros descerem e atearam fogo no ônibus. Segundo testemunhas, as chamas destruíram completamente o veículo em poucos minutos. Segundo o comandante da Polícia MIlitar de Criciúma, coronel Márcio Cabral, o ataque tem ligação com o da noite anterior. Já foram identificados dois suspeitos. Todos têm menos de 20 anos de idade.
Incêndio nas duas carretas ocorreu por volta de 21h20 de sábado (2) em Maracajá (Foto: Quintino Júnior/Divulgação)Incêndio na noite de sábado destruiu  duas carretas
em Maracajá (Foto: Quintino Júnior/Divulgação)
Duas carretas com combustíveis também foram incendiadas por volta das 21h20 deste sábado em Maracajá, no Sul do estado. De acordo com informações da Polícia Rodoviária Federal e da Polícia Militar, o fato ocorreu no km 404 da BR-101, em um posto no acesso ao município.
Em outra ação, criminosos lançaram um coquetel molotov contra a casa de um casal de policiais civis em Criciúma, Sul do estado. Segundo informações das polícias Civil e Militar, o crime ocorreu próximo das 22h no bairro Pinheirinho. Os dois policiais não estavam em casa no momento do crime. Guarnições da PM chegaram ao local e conseguiram controlar as chamas com extintores de incêndio.
No Norte do estado, um ônibus foi incendiado em São Francisco do Sul. Segundo a Polícia Militar, o incêndio foi por volta das 22h e o veículo é da empresa Verdes Mares. De acordo com a PM, o veículo estava em uma área afastada da cidade, no Bairro Praia de Paulas. Os policiais conseguiram chegar a tempo e apagar o incêndio antes que as chamas se espalhassem, segundo o major Alessandro.
Criminosos realizaram quatro disparos contra uma base da Polícia Militar em Joinville, no Norte de Santa Catarina. O crime ocorreu por volta da 0h30 deste domingo (3) no bairro Aventureiro. De acordo com os policiais que estavam dentro da base, a instalação não chegou a ser atingida. Os tiros foram efetuados por dois homens em uma moto.
Quatro homens em duas motos incendiaram uma das salas de uma subprefeitura em Araquari, no Norte de Santa Catarina. O crime ocorreu por volta de 1h10 deste domingo. De acordo com a Polícia Militar, no mesmo prédio funciona uma base da PM, que não foi atingida pelo fogo. Os policiais chegaram a tempo e acionaram os Bombeiros Voluntários de Araquari, que combateram as chamas. A sala atingida ficou destruída. Mobília e computadores foram queimados.
Materiais incendiários foram encontrados na garagem da Prefeitura de Chapecó, no Oeste. Segundo a Polícia Militar, fogo não chegou a ser ateado no local, que fica no bairro São Pedro. Os policiais e os bombeiros foram acionados por volta das 2h deste domingo. Na mesma cidade, um micro-ônibus escolar foi incendiado por volta das 2h no bairro Jardim América. Não havia ninguém dentro do veículo, que estava estacionado.
Um vidro de um ônibus escoltado pela PM foi quebrado por uma pedra em Joinville, no Norte. O ataque ocorreu por volta das 2h20 na rua Átila Urban, bairro Panaguamirim. Os policiais militares acreditam que o autor do atentando tenha usado um estilingue.

Nenhum comentário:

Postar um comentário