MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Pesquisadores do AC desenvolvem filtro solar à base de cupuaçu


Creme passou pelos testes da Anvisa e está pronto para ser vendido.
Fruto da Amazônia foi utilizado na concepção do produto.

Do G1 AC

Filtro solar produzido a base de óleo de cupuaçu (Foto: Reprodução/TV Acre)Filtro solar produzido com óleo de cupuaçu
(Foto: Reprodução/TV Acre)
Químicos da Fundação de Tecnologia do Acre (Funtac) desenvolveram um filtro solar utilizando como matéria-prima a manteiga produzida a partir das sementes de cupuaçu. O produto já passou pelos testes da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e conseguiu o registro do Ministério da Saúde.
O creme demorou aproximadamente três anos para ficar pronto. Após análises e testes feitos em seres humanos, ficou comprovada a proteção contra a radiação solar. "A manteiga de cupuaçu apresentou um pequeno fator de proteção solar. E a gente colocou um filtro físico-químico para conseguir chegar ao FPS 30, além da função emoliente, hidratante e antioxidante", diz Silvia Luciene Bastos, farmacêutica responsável pela pesquisa.
O filtro solar já está pronto para a comercialização. A Funtac aguarda apenas que empresas se interessem em desenvolver o produto em grande escala. Segundo o diretor-presidente da Funtac, Luiz Augusto Azevedo, o próprio governo planeja distribuir o filtro para os trabalhadores expostos ao sol, como os responsáveis pela limpeza urbana.
Azevedo diz que o creme pode chegar ao mercado de cosméticos com um preço mais acessível que os disponíveis de marcas já conhecidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário