MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 3 de fevereiro de 2013

Mais de três mil foliões participam de prévia carnavalesca na Grande Natal


Esquema especial de segurança foi montado para o evento.
Ensaio Geral é considerado a maior prévia carnavalesca do RN.

Jocaff Souza Do G1 RN
A cidade de Parnamirim, na Grande Natal, foi palco da maior prévia carnavalesca do Rio Grande do Norte, o Ensaio Geral. Segundo a organização do evento, mais de três mil pessoas estiveram na noite deste sábado (02) no bairro Cohabinal. "Acreditamos que mais de três mil pessoas vieram prestigiar o Ensaio Geral e participar dessa grande festa potiguar", declara Antonio Nápoles, diretor de proegramação da Inter TV Cabugi.
Mais de três mil pessoas estiveram no Ensaio Geral, em Parnamirim (Foto: Jocaff Souza/G1)Mais de três mil pessoas estiveram no Ensaio Geral, em Parnamirim (Foto: Jocaff Souza/G1)
Para manter a segurança e proporcionar aos foliões todo o clima de paz, 200 policiais militares foram convocados para auxiliar no evento. De acordo com o comandante geral da Polícia Militar, Cel. Francisco Araújo, o Ensaio Geral é considerado uma das festas mais tranquilas do estado. "O Ensaio Geral é um dos eventos carnavalescos mais calmos do estado e para garantir a segurança do folião, montamos uma estrutura com patrulhas à pé, Cavalaria, ROCAM (Ronda Ostensiva com apoio de motocicletas), além de diversas viaturas policiais, que é para que o folião possa se sentir confortável na festa", explica Cel. Araújo.
Artistas da "casa"
Uma das propostas do Ensaio Geral é valorizar os artistas locais. De acordo com Nápoles, quinze bandas foram escolhidas para apresentar seus trabalhos. "As bandas potiguares conseguem atrair a atenção da população potiguar, sem a necessidade da participação de artistas nacionais. Isso mostra a importância do evento em valorizar o artista da terra", ressalta o organizador do evento.
Banda Última Hora agita o público no Ensaio Geral (Foto: Jocaff Souza/G1)Banda Última Hora agita o público no Ensaio Geral
(Foto: Jocaff Souza/G1)
Dentre as atrações da noite, a banda Última Hora mostrou um repertório baseado no axé e no "arrocha", ritmo que é a sensação do momento e tem sido tocado por muitas bandas e grupos sertanejos. Um dos vocalistas do conjunto, Messias Última Hora, enfatizou o fato do evento ser gratuito, o que fez com que um grande público participasse do Ensaio Geral. "Já tocamos em vários lugares no estado, mas participar do Ensaio Geral tem uma sensação diferente. Como é de graça, a animação é mais forte e o as pessoas participam com maior empolgação", conta Messias.
Ensaio Geral
Criado em 1998, com sua primeira edição na praia da Redinha, em Natal, a prévia carnavalesca tinha como objetivo resgatar a cultura potiguar e mostrar os movimentos e grupos carnavalescos da capital potiguar. As primeiras atrações do Ensaio Geral vieram de fora do estado, como as agremiações carnavalescas da cidade de Olinda, a "Pitombeiras dos Quatro Cantos", "Clube Elefante de Olinda" e "Clube Vassourinhas".
Em 2012, o evento sai de Natal e vai apresentar toda a sua alegria e animação em Parnamirim. Segundo Nápoles, a mudança foi essencial para que outras pessoas participassem do evento. "Fizemos uma mudança estratégica para que outras pessoas tivessem acesso ao Ensaio Geral. Dessa forma, aumentamos a quantidade de pessoas e também a estrutura do evento", declara o organizador do Ensaio Geral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário