MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 3 de fevereiro de 2013

Foliões 'profissionais' levam quesito fantasia a sério nos blocos do Rio


Meninas fazem sucesso nas ruas com o 'Bloco das Trepadeiras'.
Gêmeos se fantasiaram de 'Ctrl C' + 'Ctrl V' no carnaval carioca.

Lívia Torres Do G1 Rio

Meninas criaram o bloco das trepadeiras no Centro do Rio (Foto: Arquivo pessoal)Meninas criaram o bloco das trepadeiras no Centro do Rio (Foto: Arquivo pessoal)
Criatividade e irreverência são fundamentais para se destacar no meio da multidão. Muito além do confete e serpentina, foliões profissionais se reúnem meses antes do carnaval, para colocar em fevereiro o bloco da fantasia na rua.
Bloco das plantas trepadeiras
Ousadia está no nome do grupo de mulheres que se fantasia há seis anos de plantas trepadeiras. O objetivo delas é provocar no carnaval.
“No ano de 2008, em uma conversa com algumas amigas, nós estávamos tensas porque o carnaval estava chegando e não tínhamos nenhuma ideia de fantasia. Papo vai, papo vem, brincando e falando de namorados e peguetes, a ideia bateu: Vamos sair de plantas trepadeiras!”, conta a cantora e atriz Maria Thalita de Paula.
O bloco das trepadeiras, composto por designers, jornalistas, artistas plásticos, veterinárias e atrizes é famoso também pelas performances das moças.
“Saímos sempre no domingo de carnaval. Nos encontramos no "Cordão do Boitatá", na Praça XV, e seguimos o cortejo do "Boi Tolo" para podermos trepar em tudo que aparece na nossa frente, pode ser árvore, muro ou grade. E na quarta-feira de cinzas, desfilamos no "Me Beija que eu sou cineasta", e depois seguimos para Santa Teresa, para curtir à tarde os últimos blocos que saem lá”, diz Maria Thalita.
Grupo de meninas adotou a mesma fantasia de paquita para desfile no Suvaco de Cristo (Foto: Arquivo pessoal)Grupo de meninas adotou a mesma fantasia de paquita para desfile no Suvaco de Cristo (Foto: Arquivo pessoal)
Paquitas
A designer Renata Marques convoca as amigas desde 2009 e coloca o bloco na rua junto com o Suvaco de Cristo. Para esse ano, 40 meninas desfilarão de cigana no tradicional bloco que percorre neste domingo (3) as ruas do Jardim Botânico, na Zona Sul da cidade.
“A primeira fantasia que usamos foi de tulipa de chopp, nos anos seguintes fomos de Paquitas da Xuxa, time de futebol feminino (Maria Chuteira), Willy Wonka da Fantástica fábrica de chocolates, e esse ano vamos sair de ciganas. O grupo cresceu muito com o boca a boca. Ano passado foram mais de 100 mulheres. Esse ano decidimos reduzir esse número para só ter gente conhecida no grupo”, conta.

Organização e paciência são elementos fundamentais para sair tudo certo no dia do desfile. Além de Renata, mais três organizadoras dividem as tarefas de recolher o dinheiro e procurar uma costureira para tudo ficar do jeito que elas querem.
"Normalmente no fim do ano já estamos planejando como vamos fazer, o que comprar, mandamos o convite e recolhemos o dinheiro de todas. Mas é só passar o bloco, que já começamos a trocar ideias de qual pode ser a próxima fantasia. A desse ano custou R$ 85 , já incluindo os acessórios, um shot de bebida e um DJ de bicicleta que anima nossa concentração", revela.
Criatividade
Os gêmeos Marcelo e Rodrigo Fontenelle apostam na criatividade de uma fantasia que só funciona em dupla, sem muita produção e prezando pela economia. Eles garantem que a dobradinha “ctrl c ctrl v” faz sucesso.

“Tem dois anos que a gente sai dessa maneira, mas é o tipo de fantasia que só funciona em dupla mesmo. O divertido é ver a reação das pessoas quando um está sozinho e quando o outro chega e completa. Esse é o pretexto para emendar um papo”, conta Marcelo.
Gêmeos (Foto: Arquivo Pessoal)Gêmeos apostaram na camiseta Ctrl C + Ctrl V (Foto: Arquivo Pessoal)

Nenhum comentário:

Postar um comentário