MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 3 de fevereiro de 2013

Afoxé Filhos de Gandhi homenageia Iemanjá no Centro do Rio


Devotos da Rainha do Mar também participaram do evento, neste sábado.
Eles seguirão em cortejo até a Praça XV para a entrega das oferendas.

Renata Soares Do G1 Rio

Mães de santo colocam oferendas dentro dos balaios para depois serem Colocadas no mar. (Foto: Renata Soares/ G1Rio)Mães de santo colocam oferendas dentro dos balaios para depois serem Colocadas no mar. (Foto: Renata Soares/ G1Rio)
Com flores, berimbau, atabaques, guias e roupas nas cores azul e branco, integrantes do Afoxé Filhos de Gandhi homenagearam Iemanjá, na manhã deste sábado (2), data em que se comemora o dia da Rainha do Mar. Eles se concentraram na Cinelândia, no Centro do Rio e, logo depois, seguiram em cortejo até a Praça XV, para a saudação e entrega de oferendas na Baía de Guanabara.
Segundo a mãe de Santo Edna Pereira, integrante do afoxé, a homenagem é um momento de muita emoção e alegria. " É muito importante fazermos esta homenagem a Iemanjá. Todo ano estou aqui. É muita emoção e um momento de muita paz e luz para todos nós", declarou.
Marta dos Santos  (Foto: Renata Soares/ G1Rio)Marta dos Santos  é devota de Iemanjá
(Foto: Renata Soares/ G1)
Também devota da Rainha do Mar, a moradora de Ramos, no Subúrbio da cidade, a costureira Marta Santos disse que se sente abençoada por Iemanjá. "A gente vem em busca de lavagem espiritual e também viemos agradecer por todas as bênçãos recebidas", disse.
O bloco Filhos de Gandhi do Rio, que completa 62 anos no dia 12 de agosto, vai se reunir novamente no domingo de carnaval (10), no Posto Seis da praia de Copacabana, com concentração às 16h, no Forte de Copacabana, na Zona Sul do Rio. A diferença para o Afoxé da Bahia é que no Rio pode haver mulheres entre os integrantes, que se apresentam tocando e dançando.
Desde 1951, o afoxé é reconhecido como um movimento de manifestação cultural, que levanta a bandeira da preservação e do desenvolvimento da cultura afro-brasileira, através das mais diversas possibilidades do gênero no cenário regional e popular do país.
Filhos de Gandhi do Rio fazem homenagem a Iemanjá (Foto: Renata Soares/ G1Rio)Afoxé Filhos de Gandhi do Rio faz homenagem a Iemanjá, neste sábado (2)  (Foto: Renata Soares/ G1)

Nenhum comentário:

Postar um comentário