MEDIÇÃO DE TERRA

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MEDIÇÃO DE TERRAS

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Garoto aposta na brasilidade e terá 'chocolate da Copa' criado por fãs


Marca fechou contrato para ser o chocolate oficial da Copa de 2014.
Empresa anunciou investimento recorde de R$ 200 milhões para 2013.

Darlan Alvarenga Do G1, em São Paulo

Os ovos de Páscoa da Garoto, que chegam às prateleiras nas próximas semanas, serão os primeiros produtos da marca a explorar os temas futebol e brasilidade – as novas apostas da empresa para voltar a crescer no mercado.

Pertencente ao grupo Nestlé, a Garoto fechou em janeiro contrato com a Fifa e com CBF para ser o chocolate oficial da Copa e da seleção brasileira e anunciou que o investimento total em marketing em 2013, incluindo patrocínios, ativações e mídia, chegará a R$ 200 milhões.
André Barros, gerente executivo de marketing da empres (Foto: Darlan Alvarenga/G1)André Barros, gerente executivo de marketing da Garoto (Foto: Darlan Alvarenga/G1)
“É o maior investimento já feito pela Garoto. Esses R$ 200 milhões equivalem ao investimento dos últimos 4 anos”, afirma André Barros, gerente executivo de marketing da empresa.
Os valores do contrato da Garoto com a Fifa e a CBF não foram divulgados. Com o patrocínio, a marca têm direito de usar o escudo da Seleção Brasileira e fazer promoções relacionadas à equipe nacional. Além disso, a Garoto tem exclusividade em venda de chocolates e sorvetes nos estádios.
Para esta Páscoa a marca lança dois ovos com o escuda da seleção brasileira: um com  recheio de bombons de banana e o Talento Coco e Castanha-do-Pará.
Chocolate criado por fãs na internet
Fora da TV há quase dois anos, a empresa lança em março a campanha publicitária “Desperte o seu lado garoto” e planeja uma série de ações de engajamento nas redes sociais, incluindo uma campanha para que os brasileiros criem e escolham o “chocolate da Copa”.

“Será um tablete. Os fãs irão escolher os ingredientes e o tipo de massa. O mais votado será aquele que iremos lançar”, diz o porta-voz da Garoto. A lista de opções de sabores e massa será definida pela empresa e a campanha será feita através da fanpage da marca no Facebook.
A previsão é que a campanha seja lançada oficialmente em junho, durante a Copa das Confederações, e que o novo chocolate chegue ao mercado em setembro. "Em cada etapa, vamos ter o consumidor participando conosco. Vamos ter várias iniciativas em que os consumidores irão participar conosco. Vamos convidar os fãs a escolherem o hino da Garoto e para desenvolver a embalagem deste chocolate", explica Barros.
Patrocinador da Copa e da seleção brasileira, a Garoto lança ovo com recheio de bombons de banana e o Talento Coco e Castanha-doPará (Foto: Darlan Alvarenga/G1)Garoto lança nesta Pácoa primeiros produtos com o escudo da CBF (Foto: Darlan Alvarenga/G1)

Nova propaganda na TV
O novo filme publicitário da marca terá caráter institucional e apresentará a Garoto como chocolate oficial da Copa e da seleção Brasileira. A campanha é assinada pela agência WMcCann.
“Todos nós temos um lado Garoto dentro de nós. Quando crescemos, deixamos para trás o lado bom de ser criança. Neste filme vamos convidar as pessoas a darem um ‘break’ para redescobrir este lado Garoto”, diz Barros. “A Garoto é uma marca brasileira que atinge todos os públicos e que combina com amor, diversão e talento. Se a gente juntar tudo isso e tirar o nome Garoto, a gente poderia colocar tranquilamente seleção brasileira”, avalia.
Participação de mercado
A meta da empresa é elevar a participação de mercado (marketing share) para até 26% até a Copa de 2014. A Garoto informa ter fechado 2012 com share de 21%. Em anos anteriores, a participação da marca já chegou a 23%.

“A gente tem o objetivo de recuperar e ganhar marketing share. A gente está falando aí entre e 3 a 5% até a Copa do Mundo”, afirma o executivo.
Apesar da exposição mundial da marca com o patrocínio da Copa, o foco da marca continua sendo o mercdo interno. Atualmente, as exportações representam apenas cerca de 10% da produção. “O nosso foco é Brasil. Aqui vai estar todo investimento e força da nossa comunicação”, diz o porta-voz da empresa.

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