MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 24 de fevereiro de 2013

Exposição reúne apaixonados por carros antigos em João Pessoa


Exposição aconteceu até as 17h deste domingo (24).
São 60 veículos de vários estados em exposição.

Jorge Machado Do G1 PB

O ford de 1928 fez os visitantes da exposição voltarem no tempo (Foto: Jorge Machado/G1)O ford de 1928 fez os visitantes da exposição voltarem no tempo (Foto: Jorge Machado/G1)
Quem passou pela exposição de carros antigos realizada no estacionamento de uma loja de material de construção, no bairro do Cristo, em João Pessoa, teve a oportunidade de conhecer um pouco da história do Brasil e do mundo. Na manhã deste domingo (24), famílias que foram à exposição voltaram até o início do século XX. Pelo segundo ano consecutivo, o Clube dos Carros Antigos da Paraíba (CCA-PB) trouxe para os pessoenses relíquias que muitos nem imaginavam que ainda existissem. O evento, que teve início no sábado (23), foii até as 17h de hoje.
“É emocionante. Sou apaixonado por automóvel e vir à exposição significa um sentimento indescritível, de uma emoção grande”, declarou o balconista Alexandre Nunes, que trouxe a mulher e o filho para contemplar as relíquias.
A réplica do calhambeque do rei Roberto Carlos trouxe muita emoção aos visitantes (Foto: Jorge Machado/G1)Réplica do calhambeque do rei Roberto Carlos
trouxe muita emoção aos visitantes
(Foto: Jorge Machado/G1)
A mulher de Alexandre, Elenice Guilherme, disse que ter a oportunidade de estar próximo a carros como uma réplica do Calhembeque de Roberto Carlos é, antes de tudo, voltar ao passado. “Me emocionou bastante. Lembro de minha mãe, que tinha um Corcel”, disse.
Ao todo, são 60 veículos à disposição dos olhos dos apaixonados por automóvel. Há veículos que foram um dos pioneiros da indústria automobilística, como um Ford de 1928, o primeiro carro da indústria automobilística produzido em massa e o mais antigo da exposição. Quem gosta de antiguidade sem abrir mão da esportividade, a grande opção é admirar – já que nenhuma dessas raridades está à venda – é um Ford Mustang de 1968. “Esse carro é um ícone de esportividade e um dos preferidos pelas celebridade hollywoodianas”, explicou Luciano Cavalcante, assessor de comunicação do evento.
Um Puma de 1980 e com fabricação 100% nacional é outro grande destaque. Se é original ou réplica, não importante. O que vale mesmo é a paixão e voltar no tempo. Para isso, os visitantes podem contar com a réplica de um Ford de 1937, todo estilizado. “A mecânica desse carro é bem atual, assim como os acessórios, o teto é rabaixado. Motor é V8, o que lhe confere maior potência”, acrescentou Luciano Cavalcante.
O veículo foi produzido para homenagear os trabalhadores que construíram a capital federal (Foto: Jorge Machado/G1)Carro foi produzido para homenagear trabalhadores
que construíram a capital federal
(Foto: Jorge Machado/G1)
Ver de perto o DKW-candango, construído para homenagear os operários de Brasília em 1961, é emocionante para a dona de casa Graça Luna. “É voltar ao nosso tempo. Existem carros aqui que foram construídos quando não era ainda nascida, mesmo assim, faz a gente viver uma época sem ter feito parte dela”, afirmou.
Em meio a tantas celebridades automotivas, não poderia faltar espaço para o velho e inesquecível fusquinha, de 1965.
Paulo Maia, presidente do Clube dos Carros Antigos da Paraíba, disse que esta é uma oportunidade de mostrar à população o amor pelo automóvel. “São expositores da Paraíba, Rio Grande do Norte, Pernambuco que provam que o amor ao carro antigo é, antes de tudo, o resgate da história. Não dá para falar da história local, nacional ou do mundo sem passar pela história do automóvel, algo que está ligado à economia de qualquer país”, declarou.
Para Germano Toscano, colecionador, o amor ao automóvel desperta bons sentimentos. “Um deles é a lembrança do meu pai, que teve um desses”, diz apontando para as duas relíquias que tem, avaliadas em cerca de R$ 150 mil cada uma com emoção estampada nos olhos. E uma dessas relíquias é um mustangue, considerado por ele um ícone da Ford.

Nenhum comentário:

Postar um comentário