MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 24 de fevereiro de 2013

Em PE, intervenção reúne olhar de mulheres ligadas à arte popular


“Retrato: substantivo feminino” passa pelo Recife e por Condado.
Projeto em foto e vídeo foi idealizado por Laura Tamiana e Tatiana Gentile.

Do G1 PE

Intervenção ‘Retrato: Substantivo Feminino’ vem a Pernambuco. (Foto: Divulgação)Caixinhas com foto na intervenção ‘Retrato: Substantivo Feminino’, que vem a Pernambuco. (Foto: Divulgação)
As artistas Laura Tamiana e Tatiana Devos Gentile trabalham desde 2009 com mulheres ligadas a tradições culturais no Brasil. Para realizar o projeto “Retrato: substantivo feminino”, elas se uniram a outras 25 mulheres, de 13 a 95 anos, dos grupos culturais Cavalo Marinho (PE), Reinado (MG) e Batuque de Umbigada (SP), para explorar o olhar e trazer a história de cada uma delas, ligadas à cultura. O resultado desse trabalho pode ser conferido em intervenções, que acontecem em Condado, de 28 de fevereiro a 2 de março, e Recife, de 8 a 10 de março.
Caixinha em que se pode conferir os vídeos. (Foto: Divulgação)Caixinha em que se pode conferir os vídeos.
(Foto: Divulgação)
O projeto é composto por fotografias, apresentadas tanto em monóculos quanto em tecidos impressos, vídeo-retratos de cada integrante, que podem ser conferidos em forma de ‘caixinha’ durante a mostra, além de intervenções sonoras criadas pelo músico pernambucano Helder Vasconcelos, a partir dos sons gravados durante o desenvolvimento do projeto.
O processo de criação das obras aconteceu durante três residências artísticas realizadas pelas idealizadoras junto aos três grupos culturais, começando por Pernambuco, depois seguindo por Minas Gerais e São Paulo. Com a proposta de realizar retratos e vídeo com a ideia de “caixinha pessoal”, uma caixa em que se guardam objetos importantes para a pessoa.
A partir de motes como “1 amor em 3 imagens” e “3 partes do corpo”, cada integrante foi compondo sua “caixinha” e revelando em fotos e vídeo um pouco de si a partir do encontro com as demais. Com isso, as histórias de mulheres de diferentes universos e de diferentes gerações se ligam por fios comuns, costurados cuidadosamente a partir de possíveis encontros.

Serviço:
‘Retrato: Substantivo Feminino’

Condado
Quinta (28), de 16h às 20h, no terreiro de Nice do Cavalo Marinho (Novo Condado)
Sexta (1), de 16h às 20h na Rua da Prefeitura
Sábado (2), de 7h às 11h, na Feira Livre

Recife
Sexta (8), de 16h às 21h, em frente ao bar do Seu Vital (Igreja do Poço da Panela)
Sábado (9), de 8h às 13h, em frente ao Mercado de São José (Praça Dom Vital – São José)
Domingo (10), de 16h às 20h, na Praça do Arsenal (Bairro do Recife)

Nenhum comentário:

Postar um comentário