Objetivo de acordo é aumentar o número de turistas europeus no estado.
Por sua vez, Portugal quer servir de ponte para turistas visitarem a Europa.
Segundo o Piratini, foi assinado um termo de cooperação entre a Secretaria de Turismo e a entidade portuguesa. Os portugueses se comprometeram a auxiliar na qualificação do setor hoteleiro gaúcho, através de cursos e troca de experiências. Por sua vez, o Palácio Piratini prometeu facilitar a presença de europeus em eventos no estado.
Um grupo de trabalho será criado para organizar um seminário de negócios e encaminhar as questões previstas na carta de intenções. “Vamos direcionar os gaúchos para terem Portugal como ponto de partida na Europa. Como contrapartida, teremos os portugueses e europeus estabelecendo Porto Alegre como ponto de partida do Mercosul”, afirmou Tarso.
Representantes do setor hoteleiro português devem vir ao Estado em maio para aprofundar as negociações. Um dos diretores da entidade, Alexandre Solleiro disse que o país pode ser uma “ponte” para os gaúchos. “Vamos colocar o Rio Grande do Sul em exposição nos nossos hotéis. Também queremos levar mais de Portugal para o Rio Grande do Sul”.
O principal problema para investimento estrangeiro é a crise financeira na Europa. Portugal vive um dos piores momentos financeiros da história recente, com o desemprego atingindo cerca de 20% da população economicamente ativa. Mesmo os grandes investidores do país têm dificuldade em planejar os negócios por causa da incerteza sobre a economia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário