MEDIÇÃO DE TERRA

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MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 31 de maio de 2012

'Nunca foi tão difícil conseguir uma ligação', diz estudante sobre a TIM


TIM foi multada em R$ 2,7 milhões devido ao número de reclamações no PR.
Segundo o Procon, em 2012, 465 clientes questionaram os serviços prestados.

Adriana Justi Do G1 PR
A estudante de 17 anos Ana Cristina Herrero moradora do bairro Sítio Cercado, em Curitiba, disse, em entrevista ao G1, que nunca foi tão difícil conseguir uma ligação para a operadora TIM. “Eu uso três operadoras, também tenho dificuldades com as outras duas, mas a TIM ainda é a pior. Eu não consigo mandar mensagens de dentro da minha casa. Muitas vezes precisei ir até o tubo de ônibus, que fica a 600 metros da minha casa, para conseguir uma ligação ou mandar uma mensagem”, contou a estudante.
Além da dificuldade no bairro onde Ana mora, ela aponta outros locais onde também teve prejuízos. “Até na minha faculdade, que fica no bairro Jardim das Américas, tive problemas. Por várias vezes alguém me mandava alguma mensagem dizendo que já estava chegando e eu não recebia. Quando eu recebia, a pessoa já tinha chegado fazia tempo. Isso aconteceu em várias regiões da cidade”.
Celulares (Foto: Ana Cristina Herrero de Morais)Estudante conta que precisou caminhar 600 metros até conseguir sinal da TIM
(Foto: Ana Cristina Herrero de Morais)
A estudante utiliza o plano pré-pago e afirma que sempre acaba gastando mais do que planeja. “Como as ligações são quase sempre interrompidas, eu acabo gastando muito mais do que R$0,25 por ligação, como o prometido. Já teve casos em que gastei mais de R$1 por ligação. Isso é um absurdo”, reclama Herrero.
A empresa TIM foi multada em R$ 2,7 milhões devido ao alto número de reclamações recebidas pelo Procon em 2012. Segundo o órgão, nos quatro primeiros meses do ano, 465 clientes da TIM procuraram a entidade para reclamar dos serviços prestados.
Dentre as principais reclamações registradas, há casos de interrupções durante as ligações, como a da estudante citada, que obrigam os clientes a gastarem os créditos pré-pagos para realizar novas chamadas e aumentos indevidos nas contas dos planos pós-pagos.
O analista de sistemas Diego Rebello utiliza o serviço pós-pago e também afirma estar descontente na hora de fazer ligações. "Eu viajo muito e tenho problemas em vários estados e cidades. Esses dias fiquei mais de 15 minutos para conseguir uma ligação. Eu só não mudo de operadora porque essa ainda me traz custo benefício maior", ressalta.
Já o administrador Paulo Brito, que também possui o plano pós-pago, diz que percebe o problema só no Paraná. "Em outros estados não percebi dificuldade. O problema maior é aqui mesmo. Como utilizo meu celular mais para o trabalho, já tive problemas do tipo - alguém me liga, meu telefone não toca e alguns minutos depois eu recebo mensagens informando o número que me ligou. Eu não entendo, meu celular nem tocou, como poderia atender?",  questionou Brito.
A TIM foi procurada pela reportagem e informou que até a manhã desta quinta-feira (31), não havia sido notificada da multa aplicada pelo Procon. Sobre os casos citados na reportagem, a empresa enviou uma nota. Leia a íntegra abaixo:
A TIM segue com o plano de investimentos para modernizar e fortalecer a sua rede em todo o território nacional e contempla o Paraná na fase atual do projeto. Os trabalhos estão concentrados na área de DDD 41, que compreende Curitiba e região metropolitana do Estado e devem ser concluídos até agosto. Desde o mês de abril, estão sendo substituídos 100% dos equipamentos, com aumento de mais de 60% da capacidade de rede para beneficiar os clientes locais.
Com o objetivo de minimizar os impactos aos clientes durante os procedimentos de modernização da rede, os trabalhos são realizados sempre entre 00h e 6h. Mesmo com toda a cautela necessária, esses ajustes podem gerar dificuldades pontuais para originar e receber chamadas e trafegar dados em algumas regiões e áreas de entorno. A TIM está atenta à qualidade da sua cobertura e realiza monitoramentos constantes a fim de solucionar imediatamente eventuais transtornos aos usuários. Vale ressaltar também que a rede móvel está sujeita a fatores externos que podem, eventualmente, causar a falta de sinal, tais como as condições geográficas, climáticas, áreas de sombra e a distância que o cliente se encontra da antena.
A operadora reitera que tem a satisfação dos clientes como prioridade estratégica, e trabalha constantemente para reduzir o número de reclamações recebidas e aprimorar ainda mais a qualidade dos serviços e do atendimento prestado”.

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