Projeto disponibiliza informações sobre gostos e hobbies dos pacientes próximo ao leito de internação
Edrielson
Lopes Carvalho tem 11 anos de idade, é flamenguista e gosta muito de
ouvir forró. A brincadeira preferida do pequeno é empinar pipas e ele
adora passar o tempo assistindo televisão. Ele está internado há alguns
dias na clínica pediátrica do Hospital Regional do Baixo Amazonas
(HRBA), em Santarém, e desde que chegou à unidade, todos os
profissionais puderam conhecer um pouco mais sobre a vida, os gostos e
os hobbies do menino.
Isso
porque o Edrielson passou por uma entrevista para que o prontuário
afetivo dele fosse montado. Ele respondeu perguntas sobre quem faz parte
da família dele, qual a comida predileta e até mesmo sobre o animal de
estimação, de quem ele está com muita saudade. “O nome do meu cachorro é
Piradinho! A minha mãe que deu o nome. E o que eu mais gosto de comer é
frango guisado com arroz”, contou.
Todas
estas informações ficam próximas ao leito do menino e dos outros
pacientes internados nas clínicas pediátrica e oncológica da unidade,
que pertence ao Governo do Estado do Pará e é gerenciada pela entidade
filantrópica Pró-Saúde. O prontuário afetivo dá a oportunidade de os
colaboradores conhecerem melhor as crianças e as famílias que são
atendidas pela unidade, humanizando o atendimento.
“Já
faz parte da nossa rotina mesmo. As enfermeiras sempre conversam com os
pacientes e fazem o questionário com nove perguntas para o prontuário
afetivo. Acaba que a gente cria esse vínculo e cria uma assistência mais
humana e consegue atender algumas necessidades básicas desse paciente”,
explica a enfermeira Lia Mara Couto, coordenadora do serviço da clínica
pediátrica do hospital.
Para
Rander Sarmento, pai do Edrielson, que saiu de Oriximiná para o
tratamento o filho, essa simples ação fez do hospital um lugar mais
acolhedor não só para o pequeno, mas para ele também. “O tratamento é
muito mais eficaz. Tudo é organizado e estamos em um lugar muito bom
para cuidar de uma criança e de qualquer pessoa”.
“O
nosso principal foco é sempre o bem-estar do paciente. Ele e a família
não esperam que os profissionais da unidade queiram saber mais sobre a
vida deles, o que ele gosta de fazer, que time torce, que tipo de música
prefere ouvir. Esta é uma forma de tornar o atendimento mais
humanizado, para que eles se sintam mais à vontade no ambiente
hospitalar, o que com certeza ajuda e muito em todo o processo de
recuperação”, destacou o diretor Hospitalar, Hebert Moreschi.
O
projeto do prontuário afetivo foi implantado no HRBA em julho deste ano
e segue acolhendo paciente e familiares atendidos pela unidade. “O mais
importante para a gente é que ele está sendo bem assistido. Assim, o
tratamento ocorre muito bem”, concluiu Rander.
Referência
em atendimentos de média e alta complexidades para 1,4 milhão de
pessoas residentes em 30 municípios da região do Baixo Amazonas, Oeste
do Pará e Xingu, o HRBA presta atendimento 100% gratuito, via Sistema
Único de Saúde (SUS). A unidade está entre os melhores do país e possui
reconhecimento internacional pela qualidade assistencial e segurança
destinada aos pacientes.
Fotos: Pró-Saúde
GUSTAVO CAMPOS
analista de comunicação
(93) 2101-0700 (93) 98122-6465 hrba.org.br
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