(Polestar/Divulgação)
A Polestar, divisão de luxo da Volvo, acaba de apresentar o 3. Isso mesmo. A marca da estrela polar identifica seus carros apenas por algarismos. Esse SUV de estilo cupê chega para ser a opção elétrica mais sofisticada do grupo, superando o charmoso C40 Recharge.
No entanto, ser elétrico em pleno 2022 deixou de ser algo excepcional. O mesmo é válido para a carroceria cupê. A grande inovação desse escandinavo é o fato de ele rodar sistema operacional, como um notebook ou celular. Isso mesmo, ele tem o OS batizado de Nvidia Drive, desenvolvido pela gigante das placas de vídeo.
Segundo a Polestar, o SUV conta com computação centralizada. O sistema é capaz de gerenciar todo o carro, assim como todos sensores, radares e câmeras que auxiliam no processo de condução.
Para rodar o "Windows" da Nvidia, o Polestar 3 foi equipado com chipset Snapdragon Cockpit, desenvolvido pela Qualcomm Technologies justamente para automóveis. Se a gigante de San Diego dominava os processadores de celulares, agora ela quer se tornar a soberana dos carros inteligentes.
O Nvidia Drive ficará responsável pelo gerenciamento do carro em suas funções de locomoção. Já a parte de funcionalidades a disposição do motorista é o Android Automotive OS, uma versão aprimorada do sistema Google já presente no Volvo C40.
Motorização
Claro que um carro tão tecnológico precisa de um sistema propulsor de ponta. O Polestar 3 foi equipado com dois motores que entregam 517 cv e 91 kgfm de torque na versão Performance Pack. Se for muito para o as pretensões do comprador, a opção "básica" entrega 489 cv e 84 kgfm de torque.
Para alimentar os motores, o modelo é equipado com baterias de 111 kWh. A Polestar atesta autonomia de até 600 km.
O SUV ainda vem equipado com rodas de 21 polegadas e sistema de áudio premium Bowers & Wilkins com 25 alto-falantes e tecnologia Dolby Atmos. É como se o Rolling Stones tocasse no banco de trás.
O preço da brincadeira é de 90 mil euros (R$ 463 mil). Isso para a versão de entrada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário