Gabriel Climas
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Omnidata Intelligence é uma metodologia de negócios responsável por
extrair valor de inúmeras fontes de dados. Atualmente, existem muitas
fontes de dados disponíveis, mas poucos meios para os proprietários de
empresas extraírem o valor total da enorme quantidade de informações
que têm acesso. Mas novos problemas geram, inevitavelmente, novas
soluções e a Omnidata é uma delas.
O tempo em que o marketing trabalhava apenas no achismo ficou no
passado. Hoje, principalmente no marketing digital, existem diversas
ferramentas onde conseguimos por meio de análise de dados direcionar
melhor as estratégias, diminuindo as chances de possíveis fracassos e
perda de recursos.
No varejo, os Web Analytics têm ajudado os e-commerces a se
posicionarem estrategicamente, trazendo o entendimento de todos os
passos dos clientes. Dados básicos, como número de visitantes, origem,
taxa de rejeição e tempo médio de navegação na loja on-line tem
orientado os profissionais na melhoria de UX (User Experience), UI (User Interface),
além de conteúdo e mensuração da satisfação do público em relação à
estratégia de posicionamento da empresa. E nas lojas físicas? Quais as
possibilidades para extração de dados assertivos para a tomada de
decisão?
Nas lojas físicas, uma das responsabilidades do profissional de Trade
Marketing é melhorar a exposição dos produtos, que também pode ser
feita por meio da análise do comportamento do consumidor. As análises,
na maioria das vezes, são realizadas manualmente, algo efetivo, mas na
visão tecnológica, nem tanto.
Segundo o premiado cientista de mídia social no HubSpot e autor de
livros, Dan Zarrella, marketing sem dados é como dirigir de olhos
fechados. E realmente ele está certo, pois, independente do físico ou
digital, trabalhar com dados reais é importante para estabelecer
estratégias sólidas, e com o avanço da tecnologia novas possibilidades
começam surgir.
Como IoT pode ajudar?
Uma maneira de usar a tecnologia para aprimorar o relacionamento com
os clientes é por meio da Internet das Coisas, que funciona por meio de
dispositivos embutidos em objetos, eletrônicos, softwares e redes com o
objetivo de trocar e coletar informações com ferramentas e sistemas na
internet.
Em lojas físicas, câmeras, Wi-Fi Guest e contadores de pessoas podem
monitorar e avaliam o comportamento dos clientes, dentro e fora de
lojas, trazendo insights valiosos para estratégias de PDV,
aumentando as possibilidades de compra. A inteligência do negócio é um
futuro promissor para o planejamento e a assertividade em Trade
Marketing e Visual Merchandising, direcionando as ações que precisam
ser realizadas em fachadas, vitrines e prateleiras.
Com a inteligência do IoT em câmeras surge a possibilidade de mapear a
jornada do consumidor dentro da loja, retirando ideias para melhorar o
posicionamento de produtos. No Wi-Fi-Guest, a inteligência do
marketing digital pode influenciar na criação de campanhas
personalizadas de remarketing para visitantes locais, por exemplo.
Além da loja física
Além do varejo, o Omnidata Intelligence é cabível em diversos
segmentos como restaurantes, hospitais, estádios, aeroportos etc. Quem
não se irrita com uma fila gigante ou a demora para ser atendido?
Reposicionamento de colaboradores conforme demanda de clientes é um dos pontos que pode ser trabalhado por meio da IoT nas câmeras, garantindo a satisfação dos clientes em diversos tipos de estabelecimentos comerciais, e efetivando a fidelização.
Na saúde, antes da Covid-19, a lotação de hospitais já era uma preocupação, principalmente em horários de pico. Após a pandemia, a alta concentração de pacientes ocorre periodicamente por conta de surtos. A IoT pode auxiliar neste controle. Com câmeras e dispositivos de rede, posicionamento de funcionários, monitoramento de filas e multidões, rastreamento de profissionais específicos e equipamentos perdidos, as possibilidades são infinitas e não se limitam somente às lojas físicas, mas aos diversos tipos de espaços.
Explore!
A IoT traz oportunidades significativas para
melhor análise de comportamento do consumidor, fazendo com que cada vez
mais os dados sejam explorados e efetivando o Data Driven Marketing como uma estratégia indispensável para as companhias.
No mundo atual, a tecnologia vem tomando espaço de alguns setores trazendo mais efetividade e consequentemente descartando algumas funções, mas no marketing a IoT pode ser um grande aliado. Com mais dados e mais possibilidades, não existem limites para a melhoria de processos, que virá com inovação e os novos rumos do marketing no varejo. A inteligência Omnidata pode dar voz aos seus clientes e identificar exatamente o que você precisa para levar seus serviços a um novo patamar.
Gabriel Climas, Head de Marketing na Roost, empresa de tecnologia especializada em soluções com foco em automação IoT, segurança, monitoramento omnidata, redes, edge performance e armazenamento.
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