Diagnóstico precoce aumenta as chances de sucesso no tratamento e evita sequelas significativas, como a perda da fala. Álcool e cigarros são fatores de risco
Foto: Reprodução
Por Lily Menezes
Já imaginou como seria a vida sem poder se alimentar ou até mesmo falar? Atividades tão cotidianas podem ser seriamente comprometidas com a presença do câncer na região da cabeça e pescoço. Para informar e alertar a sociedade da importância de reconhecer qualquer alteração nessas regiões, foi instituído o Julho Verde pela Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço (SBCCP) em conjunto com a Associação de Câncer de Boca e Garganta (ACBG). Este é o quinto ano da campanha de conscientização no Brasil, com o apoio de outras organizações voltadas para o tratamento do câncer. Embora o Dia Mundial de Prevenção ao Câncer de Cabeça e Pescoço seja em 27 de julho, o mês inteiro terá ações de promoção à saúde, prevenção, diagnóstico, tratamento e reabilitação.
Representante voluntário da ACBG e coordenador do setor de Cirurgia de Cabeça e Pescoço no Hospital Aristides Maltez, referência no acolhimento contra o câncer, Dr. Lucas Silva alertou para a necessidade de se procurar auxílio médico assim que for notada alguma mudança no corpo. “O diagnóstico precoce é muito importante para a cura. Não pode deixar para depois”. Assim, é essencial observar se há uma ferida na boca que não cicatriza, rouquidão ou dor de garganta que não passam mesmo com medicamentos, ou dificuldades para engolir. Segundo o especialista, o câncer de boca é mais comum nos homens baianos, enquanto nas mulheres a maior prevalência da patologia é na tireoide, décimo tipo mais comum da doença no país. No ano passado, o HAM relatou 8.517 novos casos de câncer e realizou 8.640 cirurgias para retirada de tumores.
Com a ansiedade e o estresse vivenciados durante a pandemia e o isolamento social, houve quem recorresse à bebida e ao fumo como uma válvula de escape; todavia, ambos aumentam significativamente as chances de desenvolvimento da manifestação mais comum na cabeça e pescoço, o carcinoma epidermoide, responsável por 90% dos casos e guardando relação direta com os maus hábitos. “A maioria dos cânceres de cabeça e pescoço tem uma relação com etilismo e tabagismo, então a principal recomendação é cessar os dois, tanto o álcool quanto o cigarro, que é responsável por um terço dos cânceres. Aliado a isso, atividade física e dieta balanceada são indicadas para evitar todos os tipos de cânceres”, salientou. Quem fuma e bebe deve se atentar para manchas brancas ou vermelhas na boca que se mantém por mais de duas semanas.
As
iniciativas para o Julho Verde em Salvador precisaram ser adaptadas por
conta da emergência sanitária do novo coronavírus. “As ações serão mais
internas. Antes da pandemia, a gente fazia um mutirão de atendimento
aqui no hospital, mas com essa situação, não vai dar”. Ainda assim, o
dia não passará em branco: a programação prevê duas palestras sobre o
assunto na unidade de saúde, assim como a distribuição de informativos
para a população soteropolitana. O especialista também deve participar
de uma live educativa em conjunto com a ACBG no dia 08 de julho, com
título ainda a ser definido. “Temos que prevenir, temos que compartilhar
juntos informações de qualidade para que a sociedade possa perceber os
primeiros sinais e sintomas”, declarou a presidente voluntária da
associação Melissa Ribeiro durante a abertura do Julho Verde.
Nenhum comentário:
Postar um comentário