MEDIÇÃO DE TERRA

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MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

Paciente espera há quase dois anos para fazer exame médico em Palmas


Moradores reclamam do atendimento nas unidades de saúde da região sul.
Secretaria diz que procedimento não estava disponível na rede.

Do G1 TO, com informações da TV Anhanguera

Márcio mostra a data que o médico do posto do Jardim Aureny III, em Palmas, solicitou o exame (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)Márcio mostra a data que o médico do posto do
Jardim Aureny III, em Palmas, solicitou o exame
(Foto: Reprodução/TV Anhanguera)
O corretor Márcio de Camargo teve um exame solicitado pelo médico do posto de saúde do Jardim Aureny III, região sul de Palmas, no dia 23 de agosto de 2012, mas após um ano e meio ele ainda tenta fazer o procedimento.
“São várias desculpas. Dizem que fazem o encaminhamento, vai para a Secretaria de Saúde e fica aguardando o retorno para que o agente de saúde possa levar essa autorização do exame na residência. Mas isso vai para dois anos e não aconteceu. Ou perderam o papel ou deram fim a esse documento para a realização desse procedimento.”
Mas os moradores têm problemas não só Unidade do Jardim Aureny III, mas também na do Jardim Aureny I. Segundo o corretor, há quase três meses, ele tenta marcar uma consulta com um psicólogo para a filha. “De dois pra três meses eu estou tentando achar uma senhora, psicóloga, que atende na Policlínica da I [Jardim Aureny] e essa senhora não aparece para trabalhar.”
A informação dos trabalhadores da Policlínica do Jardim Aureny I é de que existem duas psicólogas na unidade, uma está de licença maternidade e a outra não atendeu no mês de janeiro porque é o período que os servidores fazem um balanço das ações do ano anterior.
A aposentada Maura Queiroz de Camargo também reclama das unidades de saúde da região sul da cidade. Segundo ela, o problema está na organização. As consultas agendadas são canceladas logo em seguida. “Chega lá, eles ficam adiando. Vai hoje, diz que foi ontem.”
Sem explicações do poder público, a aposentada diz que tem a receita para o bom atendimento. “Independente do salário que se ganha, a pessoa tem que amar aquilo que ela faz. Porque nós temos que ter amor em tudo, não adianta fazer pelo salário.”
Serviços
Por nota, a Secretaria de Saúde (Semus) diz que a rede não dispunha do exame de colonoscopia, que foi solicitado a Márcio. O órgão ressalta ainda está regularizando a oferta  com assinatura de convênio, previsto para a próxima semana, e que já entrou em contato com o usuário para providenciar o agendamento do procedimento.
Sobre o atendimento de psicologia, a Semus confirma que a Policlínica conta com duas psicólogas, uma está licença maternidade e a outra atende normalmente, cinco agendamentos por dia. O paciente foi orientado a procurar a unidade na sexta-feira, para fazer triagem de atendimento. Já em relação a situação de Maura, o órgão alega que precisa de mais informações, já que não foi possível localizar qual serviço e Unidade a usuária procurou.

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