MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 23 de fevereiro de 2014

Caçada da Boiúna abre o Carnaval 2014 com festa tradicional em Palmas


Espetáculo 'Galos de Palmas' representa as forças feminina e masculina.
Carnaval da Aldeia Taboka Grande, que realiza o evento, existe desde 2011.

Do G1 TO

Bonecos gigantes fazem a representação das cidades na Caçada da Boiúna (Foto: Divulgação/Prefeitura de Palmas)Bonecos gigantes fazem a representação das cidades na Caçada da Boiúna
(Foto: Divulgação/Prefeitura de Palmas)
Neste sábado (22) foi aberto oficialmente o Carnaval 2014 de Palmas, no distrito de Taquaruçu, a 40 km da capital. O espetáculo 'Galos de Palmas' é realizado um sábado antes do carnaval e faz a abertura das atividades que seguem até a quarta-feira de cinzas. A festa começou com a tradicional Caçada da Boiúna, atração comemorada com bonecos gigantes.
  •  
Folião participa da Queima dos Tambores na aldeiaTabokaGrande (Foto: Divulgação/Prefeitura de Palmas)Folião participa da Queima dos Tambores na
aldeiaTabokaGrande
(Foto: Divulgação/Prefeitura de Palmas)
Pela história, a Boiúna é uma cobra que representa a força feminina e as águas. A caçada teve início às 17h na Praça Joaquim Maracaípe rumo à aldeia TabokaGrande, onde se celebrou o encontro com o Galos de Palmas, que simboliza a força masculina e a terra. Crianças, jovens e adultos acompanharam o espetáculo.
A atração foi seguida pela 'Queima dos Tambores', ritual que antes era reservado e que surgiu do processo de fabricação dos instrumentos na aldeia. Apresentações de canto e dança, fazendo alegoria ao equilíbrio entre terra e água, também puderam ser acompanhadas pelos foliões.
A programação terminou com a 'Roda dos Tambores' introduzido pelo 'capoeboicongo', ritmo da aldeia TabokaGrande. Todo ano a Roda apresenta convidados especiais como o Paulio Celé da banda Cipó de São João, que participou da edição de 2014.
História
A Prefeitura de Palmas instituiu os Bonecos Gigantes como representação simbólica da capital em 2013 e teve aprovação da Assembleia Legislativa do Tocantins. Já o Carnaval da Aldeia TabokaGrande, que realiza o evento, existe desde 2011 e era chamado de 'Carnaval Ecológico de Taquaruçu'.
Tradicional Queima dos Tambores é ritual que surgiu do processo de fabricação dos instrumentos (Foto: Divulgação/Prefeitura de Palmas)Tradicional Queima dos Tambores é ritual que surgiu do processo de fabricação dos instrumentos
(Foto: Divulgação/Prefeitura de Palmas)

Nenhum comentário:

Postar um comentário