MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

'Bhanda Bhaixa da Hégua' reúne 5 mil na 23ª edição da festa, em Manaus


Foliões percorreram ruas do bairro Educandos antes da folia começar.
Símbolo da banda é uma égua, que usa o uniforme da seleção do Brasil.

Girlene Medeiros Do G1 AM

Público de 5 mil pessoas participou da Banda da Baixa da Hégua (Foto: Girlene Medeiros/G1 AM)Público de 5 mil pessoas participou da Bhanda da Bhaixa da Hégua (Foto: Girlene Medeiros/G1 AM)
A "Bhanda Bhaixa da Hégua" reuniu cinco mil brincantes na Zona Sul de Manaus, na noite deste domingo (23). O símbolo da banda é uma égua 'humanizada' com roupa da seleção brasileira. A festa irreverente dos moradores do bairro Educandos chega à 23ª edição este ano. A estimativa de público é da Polícia Militar.

Por volta de 18 horas, os foliões percorreram ruas do bairro chamando os moradores para a concentração da festa, na Rua Inocêncio Araújo. A boneca ícone da banda seguiu o bloco em cima de um dos carros.
Segundo o presidente, Luciano Gomes, a banda se diferencia pelo caráter popular. "A égua é do povo, do povão. Não temos nenhum tipo de vaidade e queremos apenas a tradicional festa para os moradores", disse Luciano.
Folião desfilou com estandarte da Banda da Baixa da Hégua, na Zona Sul de Manaus (Foto: Girlene Medeiros/G1 AM)Foliã desfilou com estandarte da Bhanda da Bhaixa
da Hégua (Foto: Girlene Medeiros/G1 AM)
Tereza e Simone Cabral são, respectivamente, tia e sobrinha. As duas nutrem carinho pela banda que disseram frequentar desde criança. "'É a melhor de Manaus, porque é tradição pura no bairro de Educandos. Gosto muito e não perco por nada", disse Simone, de 35 anos.

Tereza, de 51 anos, é antiga moradora do Educandos e mudou para outro bairro da capital recentemente. No entanto, a mudança de residência não a afastou da folia e atualmente a industriária é porta-bandeira da banda. "Eu frequento a banda há 23 anos e tenho orgulho de dizer que temos uma festa saudável e segura", afirmou Tereza.
Bhanda
Segundo a organização da banda, a "Bhaixa da Hégua" recebeu a letra 'h' na grafia para perpetuar uma gíria da época que designava os lambanceiros, os caras que eram cheios de 'h', contou um dos organizadores da festa.
Símbolo que representa a Banda da Baixa da Hégua, desfilou pelas ruas do Educandos (Foto: Girlene Medeiros/G1 AM)Símbolo que representa a Banda da Baixa da Hégua, desfilou pelas ruas do Educandos (Foto: Girlene Medeiros/G1 AM)

Nenhum comentário:

Postar um comentário