MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quarta-feira, 3 de julho de 2013

Parque Atalaia é opção de lazer em Macaé, RJ, durante as férias de julho


O parque possui 235 hectares e está a 27 km do Centro de Macaé.
A visitação é gratuita de terça-feira a domingo das 9 às 16h.

Júnior Costa Do G1 Região dos Lagos

Parque Atalaia Macaé (Foto: Ana Chaffin/Divulgação)Parque Atalaia Macaé possui opções de trilhas e cachoeiras para o lazer. (Foto: Ana Chaffin/Divulgação)

Férias de julho, hora de preparar as malas, escolher um local para viajar e recarregar as baterias para o segundo semestre de estudos e trabalho. E para aquelas que não podem fazer longas viagens por motivo de tempo ou dinheiro, a opção pode estar bem perto. Em Macaé, Baixada Litorânea do Rio de Janeiro, cidade considerada a “Capital Nacional do Petróleo”, o Parque Municipal Atalaia é uma opção para quem quer fugir da agitação do mercado offshore.
Localizado no distrito de Cachoeiras de Macaé, a cerca de 27 km da sede do município, o parque é uma das poucas reservas de Mata Atlântica do estado. A visitação é gratuita e pode ser feita de terça-feira a domingo, das 9 às 16h. Famílias podem fazer o passeio sem precisar agendar. Apenas grupos maiores devem cominucar a visita com antecedência.
O Parque Atalaia também é ponto de encontro de aventureiros que encontram no local trilhas, que podem ser encaradas por profissionais e por curiosos. Os grupos são guiados por equipes do parque, compostas por guias, agentes da Guarda Ambiental e biólogos.
Parque Atalaia Macaé (Foto: Ana Chaffin/Divulgação)O parque possui opções de lazer e diversão também para crianças. (Foto: Ana Chaffin/Divulgação)

O Parque Municipal Atalaia possui 235 hectares, sendo 75% de mata fechada, e possui importantes espécies da fauna e flora, cachoeiras e opções para descanso, além de cenários diversos para amantes da fotografia.
Remanescentes florestais de baixada do município como Jequitibá, Vinhático, Figueira, Braúna, Pau-d'alho são algumas das espécies da flora encontradas no local. A fauna do Atalaia também é rica e mescla espécies comuns como cachorros do mato, furões, lontras, macacos bugios, papagaios, tatus, gambás, entre outras.
A estrutura física do Parque Municipal do Atalaia é composta de um centro administrativo, refeitório e centro de convivência. Alimentos não são vendidos no local, mas os visitantes podem levar de casa.
História
Em 1895 após sucessivas epidemias de febre amarela, o município, através de iniciativa de vários vereadores, adquiriu 25 alqueires da Fazenda Atalaia, com o objetivo de ampliar as fontes de água, garantindo a boa qualidade de abastecimento de água da cidade.
Entendendo a importância da educação e disseminação do conhecimento sobre o meio ambiente, para incentivar a preservação e utilização sustentável dos recursos, são realizadas atividades planejadas com escolas, universidades, grupos de interesse socioambiental e comunidade em geral. O objetivo é envolver a comunidade nas ações e projetos desenvolvidos através de palestras, dinâmicas, laboratórios, vídeos educativos, trilhas interpretativas, e, mais recentemente, compostagem. As visitas dos grupos devem ser agendadas com até uma semana de antecedência pelo telefone 2762-4802.
Serviço
Parque Municipal Atalaia
Horários de funcionamento: de terça a domingo, das 8 às 16 horas
Entrada: gratuita
Telefone para agendamento de grupos: (22) 2762-4802 (devem ser realizados com uma semana de antecedência)

Nenhum comentário:

Postar um comentário