MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 2 de julho de 2013

Mercado histórico de Montevidéu reabre após reforma milionária


Vítima de descuido durante anos, Mercado Agrícola foi renovado.
Edifício centenário abriga barracas de comidas e praça de alimentação.

Da France Presse

Fachada do Mercado Agrícola de Montevidéu, que foi recuperado (Foto: Miguel Rojo/AFP)Fachada do Mercado Agrícola de Montevidéu, que foi recuperado (Foto: Miguel Rojo/AFP)
Vítima do abandono e de vandalismo durante anos, um mercado centenário situado em um prédio histórico na capital do Uruguai foi reaberto totalmente renovado neste fim de semana.
O Mercado Agrícola de Montevidéu fica em um edifício com imponente estrutura de ferro, trazida da Europa no início do século 20.
Interior do Mercado Agrícola de Montevidéu (Foto: Miguel Rojo/AFP)Interior do mercado
(Foto: Miguel Rojo/AFP)
Situado a poucas quadras do Parlamento uruguaio, em uma área que no século passado funcionava como zona industrial, o local foi reformado inspirado nos mercados europeus, que permitem aos usuários tanto comprar alimentos frescos quanto comer em uma extensa praça de alimentação.
O edifício tem mais de cem estabelecimentos, pertencentes a empresas familiares e cooperativas, que vão desde pequenos postos de frutas e verduras até um supermercado e serviços financeiros.
Com molduras cheias de arabescos, cerâmicas europeias e vitrais coloridos, o prédio, inaugurado em 1913, tem grande valor arquitetônico."Recuperamos um edifício que é monumento histórico nacional", afirma Beatriz Silva, diretora do empreendimento.
Descuido
A forte crise econômica que atingiu o Uruguai em 2001 e o fechamento de fábricas da região despovoaram os arredores do mercado e o expuseram ao vandalismo. Para recuperá-lo, foram investidos mais de US$ 10 milhões.
Além de recuperar o prédio, a meta era envolver o bairro no projeto. Os funcionários são pessoas da região, que foram treinados para trabalhar ali.
O mercado também tem uma proposta cultural. Nos próximos dias, começará a funcionar um pequeno museu, com parte do velho maquinário do centro agrícola, um teatro rústico e uma sala de exposições.
O Mercado Agrícola de Montevidéu, que foi recuperado (Foto: Miguel Rojo/AFP)Local tem praça de alimentação e barracas de comidas (Foto: Miguel Rojo/AFP)

Nenhum comentário:

Postar um comentário