Vistoria veicular foi terceirizada (Foto Pedro Augusto/Arquivo).
Vistoria veicular foi terceirizada na Bahia no ano passado (Foto Pedro Augusto/Arquivo).
Proprietários de veículos estão reclamando da longa espera para a vistoria de carro em Itabuna. A espera pode durar mais de um dia. ”Vim na sexta passada e na segunda e já estava lotado. Eram mais de 60 carros”, diz uma das vítimas da espera.
Desde o ano passado o processo de vistoria ou alteração de características veicular foi terceirizado, para atender a uma resolução do Conselho Nacional do Trânsito (Contran), de 2008.
Longas filas causam irritação em donos de veículos (Foto Pimenta).
Longas filas causam irritação em donos de veículos (Foto Pimenta).
A Visto Car foi a empresa escolhida no município sul-baiano. As taxas de vistoria para transferência, segunda via, vistoria veicular ou cautelar ou alteração de característica, antes gratuita, agora custam R$ 100,00, mas podem chegar a quase  R$ 200,00, a depender do porte do veículo.
“Eles terceirizam o serviço e faz aumentar a espera do cliente pela vistoria. E olhe que isso é tudo pago por nós. É uma vergonha”, afirma um comerciante que está há quase uma semana tentando a vistoria de um carro.
ATRASO JUSTIFICADO
Wilson Valois, gerente da Visto Car, justificou as longas filas. Segundo ele, quatro dos seis funcionários chegaram atrasados ao serviço hoje por causa da interdição da BR-415 (confira aqui). “Aí foi acumulando veículos, mas voltou à normalidade às 10h10min. Estou com 42 carros na fila”, disse Valois ao PIMENTA.
Quanto ao atraso ocorrido na segunda (1º), o gerente afirmou ter havido uma indecisão se a 5ª Ciretran funcionaria naquele dia, por causa do feriado do 2 de Julho, na terça. Segundo ele, houve uma grande procura pelo serviço na segunda. “O pessoal [clientes] chegou ao mesmo tempo”, disse

NOTA DO CABRESTO: SEGUNDO INFORMAÇÕES DE MORADORES DO LOCAL AS ENORMES FILAS SÃO NORMAIS NO LOCAL. EU HOJE ESTAVA NA FILA ONDE ESPEREI DAS 12:40 ÀS 16:20.
ESPERAMOS QUE O MP TOME PARTIDO DOS CONDUTORES QUE ESTÃO SENDO VITIMAS DE UMA SITUAÇÃO HUMILHANTE. ACREDITO QUE PORTRÁS DISTO DEVE ESTÁ ALGUM POLITICO REGIONAL POIS A LICITAÇÃO NÃO FOI AMPLAMENTE DIVULGADA ENEM OUTRAS PESSOAS TEM PERMISSÃO PARA PARTICIPAR DA GORDA FATIA QUE ESTE ESQUEMA LEVA.POIS A TAXA COBRADA CHEGA A SER EXTORSIVA