MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 28 de julho de 2013

Festival da Mandioca em São Domingos atrai milhares de visitantes


Expectativa é de que mais de seis mil pessoas participem da festa.
Festival segue até este domingo, no nordeste do Pará.

Do G1 PA

Festival da Mandioca chega a 12ª edição em São Domingos do Capim. (Foto: Divulgação)Festival da Mandioca chega a 12ª edição em São Domingos do Capim. (Foto: Divulgação)
Seis mil pessoas devem passar pela Arena da Pororoca, no centro de São Domingos do Capim, município do nordeste do Pará, até este domingo (28), onde acontece o 12º Festival da Mandioca. O evento, de exposição e comercialização de produtos feitos à base de mandioca, é realizado pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Pará (Emater) e Prefeitura de São Domingos do Capim.
O Festival oferece ao público mais de 15 produtos feitos com mandioca, desde a tradicional farinha, até novidades como suco, pizza, brigadeiro e lasanha. Os produtos, cujos preços variam de R$ 1 a R$ 5, foram produzidos após a oferta de cursos de capacitação à comunidade local, pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), em parceria com a Emater.
Cultivo da mandioca (Foto: Divulgação)Cultivo da mandioca é a principal atividade
econômica da cidade.(Foto: Divulgação)
O cultivo da mandioca, principal atividade econômica de São Domingos do Capim, mobiliza pelo menos 10 mil agricultores familiares. Segundo dados da Emater, em cada hectare plantado são retiradas 25 toneladas de raiz. Uma produtividade considerada alta, se comparada à média estadual por hectare, que é de 10 toneladas.
O sucesso na lavoura é atribuído pela equipe da Emater à aplicação do chamado “trio da produtividade”: Escolha de boa semente, espaçamento adequado entre as plantas e o manejo adequado. “Não existe segredo para o aumento da produtividade. Basta aplicar as orientações repassadas pela equipe técnica”, disse Emerson Penha, engenheiro agrônomo da Emater.
Para este ano, a estimativa é que 150 mil toneladas de mandioca sejam retiradas em São Domingos do Capim. A maioria da produção é transformada em farinha, que abastece os mercados local, regional e de outros Estados. O Amapá e o Maranhão são os maiores consumidores do produto oriundo de São Domingos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário