MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 2 de julho de 2013

Espionagem dos EUA pode ruir acordo com União Européia


Gustavo Santos Ferreira  ESTADÃO
Se a mensagem não foi explícita, o recado do presidente da França, François Hollande, não poderia ter sido mais claro: ou o governo dos Estados Unidos para de bisbilhotar a União Europeia ou o sonhado acordo de livre-comércio acaba antes mesmo de se tornar realidade.
Matéria da revista alemã Der Spiegel de sábado jogou no ventilador que a espionagem do serviço secreto dos Estados Unidos vai bem além de caçar terroristas. A reportagem acusa Washington não só de grampear ligações dos líderes europeus, mas também de vasculhar e-mails e documentos gravados em computadores. Até escutas teriam sido instaladas em salas de reuniões.
hollande_obama_the_new_york_times.JPG
Hollande e Obama. Sem confiança, sem livre-comércio
“Pedimos que isso acabe imediatamente”, avisou Hollande nesta segunda-feira, 1, à agência Dow Jones. “Não poderá haver negociações ou transações em qualquer área sem que tenhamos essas garantias.”
Apenas a Alemanha, por exemplo, tem mais de 500 mil telefonemas grampeados pela Agência Nacional de Segurança dos Estados Unidos – garante a Der Spiegel.
O embaixador americano em Berlim foi convocado pelo governo da Alemanha a dar explicações. Agências internacionais ventilam uma iminente conversa entre a chanceler Angela Merkel e o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, para tentar resolver o impasse diplomático.
Há dez anos, Estados Unidos e União Europeia vêm perdendo rapidamente a hegemonia. E num momento em que o primeiro somente ensaia uma recuperação e o segundo somente patina, um acordo bilateral seria fundamental para retomarem a força e as rédeas da economia mundial.
Em 2003, juntos, ambos respondiam por 60% da produção de bens e serviços do globo. Enquanto isso, emergentes eram responsáveis por apenas 20% do total. Caso sejam confirmadas as projeções do FMI para este ano, o quadro estará radicalmente mudado: Estados Unidos e União Europeia passarão a representar 45% das riquezas mundiais e, na bota deles, países em desenvolvimento terão em mãos 39% do PIB mundial.
Daqui a cinco anos, em 2017, mantidas as mesmas projeções – e se a atuação desastrada da política externa dos Estados Unidos não ajudar – esse jogo estará enfim equilibrado. Estados Unidos e União Europeia terão 47% da produção do mundo, mesma fatia dos países hoje emergentes.
Caso Snowden. A megaespionagem realizada pela Agência de Segurança Nacional dos Estados Unidos estourou pela primeira vez no diário britânico Guardian, no início de junho. Foi o administrador de sistemas americano Edward Snowden quem dedurou o programa da Casa Branca, cuja função seria rastrear toda e qualquer troca de informações que julgasse de seu interesse. A intenção alegada é proteger o território dos Estados Unidos.
Snowden teve prisão decretada. Mas conseguiu fugir para a Rússia, onde pediu asilo político nesta segunda-feira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário