MEDIÇÃO DE TERRA

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segunda-feira, 29 de julho de 2013

BMW vai lançar carro elétrico no Brasil no segundo semestre de 2014


Compacto i3 é apresentado hoje, em eventos em NY, Londres e Pequim.
Primeiro elétrico de série da marca tem autonomia de até 160 km.

Alessandra Corrêa Especial para o G1, em Nova York

Primeiro elétrico da BMW, i3 é lançado mundialmente (Foto: Reprodução/BMW)Primeiro elétrico da BMW, i3 é lançado mundialmente (Foto: Reprodução/BMW)
O i3, primeiro carro elétrico para produção em massa da BMW, deve chegar ao mercado brasileiro no segundo semestre de 2014, disse ao G1 o responsável pela submarca "i" no Brasil, Carlos Côrtes. "O mercado brasileiro é o maior da América Latina para o i3", diz o executivo sem revelar a expectativa de vendas. O modelo foi apresentado mudialmente nesta segunda-feira (29), em eventos simultâneos em Nova York, Londres e Pequim. Ele também será atração da marca no Salão de Frankfurt, em setembro próximo.
"A BMW entra em uma nova era", afirmou o CEO do BMW Group, Norbert Reithofer, ao explicar em Nova York a importância deste lançamento para a história da marca e para a mobilidade urbana em si. Segundo a montadora alemã, os carros elétricos serão a principal solução nas grandes cidades.
BMW i3 tem plataforma de alumínio e fibra de carbono (Foto: Alessandra Corrêa/G1)BMW i3 tem plataforma de alumínio e fibra de
carbono (Foto: Alessandra Corrêa/G1)
Desenvolvido para uso em grandes cidades, o i3 chegará às lojas da Europa em novembro deste ano, ao preço inicial de 34.950 euros (cerca de R$ 104.297) na Alemanha e 25.680 libras (cerca de R$ 88.739) na Grã-Bretanha. Em seguida, até abril de 2014, o carro deve entrar no mercado americano, custando US$ 42.275 (cerca de R$ 95.046).
Ainda não há detalhes sobre o preço sugerido para o mercado brasileiro.
Regulamentação no Brasil
Para o lançamento do i3 no Brasil, no entanto, ainda há desafios a ser superados. "O primeiro passo é a regulamentação, saber como vamos tratar o carro elétrico no Brasil. É uma negociação com o governo", ressalta Carlos Côrtes.
Outro desafio apontado pelo executivo para a comercialização no país é fazer com que o cliente entenda o que é a mobilidade elétrica. "Vamos fazer campanhas publicitárias para educar o cliente", diz.
A falta de postos públicos de recarga no país — apenas alguns shoppings do Rio de Janeiro e de São Paulo disponibilizam o serviço — também é avaliada pela montadora, que tenta solucionar a defasagem. "A BMW vem tentando criar parcerias estratégicas para ter mais postos de recarga. É importante ter postos públicos, mas o cliente vai carregar o carro em casa na maioria das vezes", explica Côrtes.
0 a 100 km/h em 7,2 segundos
O compacto ecológico é construído sobre uma plataforma de fibra de carbono e alumínio e vem equipado com um motor elétrico de 50 kg, que desenvolve 125 kW de potência, equivalente a 170 cavalos, segundo a BMW. O torque gerado, de 25,5 kgfm, leva o modelo a acelerar de 0 a 60 km/h em 3,7 segundos e de 0 a 100 km/h em 7,2 segundos. A velocidade máxima é de 150 Km/h.
BMW i3 é um compacto elétrico voltado ao uso urbano (Foto: Alessandra Corrêa/G1)BMW i3 é um compacto elétrico voltado ao uso
urbano (Foto: Alessandra Corrêa/G1)
De acordo com a BMW, a autonomia do i3 varia de 130 km a 160 km. As baterias de íon-lítio têm durabilidade de 100.000 km e garantia de 8 anos, e podem ser carregadas em uma tomada convencional.
Um motor de dois cilindros e 650 cm³, movido a combustível, cuja função é apenas manter a energia das baterias, sera oferecido como opcional, ampliando a autonomia em 100 km.

O i3 vem equipado ainda com freios ABS, assistente de frenagem e controle de ação. O modelo também será vendido com um cartão SIM e será conectado à internet.
BMW apresenta seu primeiro carro elétrico, o compacto i3 (Foto: Alessandra Corrêa/G1)BMW apresenta seu primeiro carro elétrico, o compacto i3 (Foto: Alessandra Corrêa/G1)

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