MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 24 de fevereiro de 2013

Raúl Castro é reeleito presidente de Cuba e diz ser seu último mandato


Em pronunciamento, líder afirmou que deixará o poder em 2018.
Fidel Castro participou da formação da nova Assembleia Nacional.

Do G1, com informações da EFE, Reuters e AFP

O general Raúl Castro, de 81 anos, foi ratificado neste domingo (24) como presidente de Cuba para um segundo mandato de cinco anos. De acordo com a agência Reuters, Castro anunciou que deixará o poder em 2018.
"Devo esclarecer que, no meu caso, independente da data em que nossa constituição for atualizada, este deve ser meu último mandato", disse Raúl Castro, em pronunciamento depois da formação do novo parlamento. Segundo a imprensa oficial, isto vai de encontro com sua intenção de limitar os cargos políticos a um máximo de 10 anos.
A Assembleia Nacional (Parlamento unicameral) reelegeu Castro para a Presidência do Conselho de Estado, segundo um comunicado da agência estatal 'Prensa Latina'. Não houve surpresas em sua reeleição para a presidência do Conselho do Estado, embora tenha brincado com a possibilidade de sua renúncia na sexta-feira (22).

Raúl Castro se tornou presidente interino do país quando seu irmão, Fidel, ícone da Revolução Cubana, ficou doente em 2006. Em 2008, tornou-se presidente formalmente.
Fidel Castro e Raúl Castro participam da Assembleia Naciona neste domingo (24), em Cuba (Foto: AP foto/Ismael Francisco, Cubadebate)Fidel Castro e Raúl Castro participam da Assembleia Naciona neste domingo (24), em Cuba (Foto: AP foto/Ismael Francisco, Cubadebate)
Raúl Castro e seu irmão, Fidel, de 86 anos, afastado do poder desde 2006 devido a problemas de saúde, participaram da sessão de formação do novo Parlamento, de 612 membros, disse a Agência de Informação Nacional (AIN). Os dois irmãos foram reeleitos deputados em 3 de fevereiro.
Na sessão, iniciada por volta das 7h locais (12h de Brasília), os parlamentares ovacionaram Fidel, noticiou 'Prensa Latina'. Miguel Diaz-Canel foi eleito novo vice-presidente do regime cubano. Diaz-Canel, que fará 53 anos em abril, é engenheiro elétrico de formação, ex-ministro da Educação e herdeiro político do presidente.
Reformas no regime cubano
Desde que sucedeu oficialmente a Fidel na presidência, Raúl Castro realizou reformas consistentes no país, sobretudo inserindo elementos de economia de mercado dentro do sistema estatal, sem tocar o poder do Partido Comunista Cubano (PCC).
Também fez reformas sociais, como uma nova lei migratória que libertou em janeiro os cubanos das permissões de viagem e a autorização desde 2008 para comprar telefones celulares e computadores, assim como para se hospedar em hotéis, que até então eram reservados aos turistas estrangeiros.

No entanto, em seu comunicado deste domingo, Castro deixou claro que não pretende que o capitalismo seja implantado na ilha. "Eu não fui eleito presidente para restaurar o capitalismo em Cuba, nem para desistir da revolução. Fui eleito para defender, manter e continuar aperfeiçoando o socialismo, não para destruí-lo", disse Castro.

Parlamento tem novo líder após 20 anos
Esteban Lazo, um dos homens fortes do Partido Comunista e um dos políticos negros que chegaram mais alto nas estruturas do poder em Cuba, assumiu neste domingo (24), aos 68 anos, a liderança da Assembleia Nacional, após duas décadas sem mudanças na presidência dessa câmara.

Lazo, um dos vice-presidentes do Conselho de Estado, foi eleito pela Assembleia (Parlamento unicameral) como seu novo titular para um mandato de cinco anos que se estenderá até 2018, sucedendo Ricardo Alarcón, que ocupou esse posto desde 1993.

Nenhum comentário:

Postar um comentário