MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Em Goiás, autoescolas desrespeitam número de aulas exigido por lei


Equipe de reportagem percorreu unidades e flagrou desvios, em Anápolis.
Detran informou que irá acelerar implantação de biometria para impedir fraude.

Do G1 GO, com informação da TV Anhanguera
A equipe de reportagem da TV Anhanguera visitou algumas autoescolas em Anápolis, a 55 km de Goiânia, e flagrou diversas irregularidades. Em todas as unidades visitadas era permitido o candidato a motorista fazer um número de aulas de direção bem menor que o exigido pela legislação.
Em Anápolis existem 30 autoescolas. Com uma câmera escondida a equipe de reportagem consultou os atendentes sobre o número de aulas para tirar a habilitação de carro. Por lei são necessárias 20 aulas, mas a resposta em todos os oito lugares visitados foi a mesma. Veja no diálogo abaixo.
- “Eu posso fazer até quantas?”, pergunta o produtor.
- “Até quantas você achar que é necessário”, responde a atendente. “A gente aconselha pelo menos cinco”, diz.
- “Não dá problema depois?”
- “Não, esse ano ainda não. Só para o ano que vem que vão ter novas mudanças. Porque quando for mudar tudo como vai ser digital serão 20 aulas”, explica o atendente.
Em outra autoescola a atendente chega a ligar para uma segunda pessoa para pedir orientação. Na terceira unidade, a equipe perguntou sobre o orçamento para a mudança de categoria B que é a de carro para a D que habilita o motorista a dirigir ônibus e caminhões. Também não encontraram dificuldade em conseguir um número de aulas abaixo do permitido. Veja:
- “Não tem como fazer três, duas não? Porque eu já dirijo”, disse o produtor.
- “Para o Detran são cinco aulas?”Pergunta.
- “Quinze”, responde a recepcionista. “Minha patroa também não gosta, mas a gente abre o processo com menos de 15 aulas. A gente leva bronca mais abre porque a gente perde aluno porque todas as autoescolas abrem”.
Para não ter problemas as autoescolas preenchem o documento e enviam ao Detran como se o aluno tivesse feito as aulas determinadas. A lei exige que para tirar a carteira de habilitação no caso das categorias mais comuns como a de carro e moto a pessoa deva fazer no mínimo 20 aulas de direção. Já para as categorias C, D e E, que são veículos pesados são necessárias 15 aulas. Mas muita gente ainda prefere o jeito mais rápido e barato para conseguir a tão esperada carteira de motorista.
O processo para tirar CHN categoria B, com exame médico e taxas cobradas pelo Detran e pela autoescola fica em média por R$ 880. Mas em muitas delas o valor fica bem reduzido caso o candidato opte por pegar menos aulas. A equipe de reportagem percorreu as autoescolas por uma semana e durante a investigação foi possível perceber a facilidade em burlar a lei e a fiscalização dos órgãos responsáveis.
Para o diretor de Operações do Detran, Sebastião Vaz, o principal problema é a falta de consciência desses motoristas que procuram esse tipo de serviço para conseguirem a habilitação. “Meu primeiro sentimento é de indignação. Agora, o motorista que recorre a este tipo de prática e os CFCs acaba formando de maneira inadequada o motorista e lá na rua ele pode morrer ou matar”, diz.
Segundo o diretor, o Detran tem feito o trabalho de fiscalização e punição das pessoas envolvidas neste tipo de situação. “Nós temos mais de 50 centros de formação que estão respondendo a processos junto a nossa auditoria. Tivemos 1.241 processos cancelados na semana passada. A fiscalização está acontecendo, mas a solução é somente com o processo de biometria que já começou a acontecer em Goiânia e em Anápolis iremos acelerar esse processo”, afirma Sebastião Vaz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário