MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Conheça as obras do arquiteto Oscar Niemeyer no Ceará


Arquiteto não conhecia Fortaleza, mas deixou alguns traços pela cidade.
Dois prédios da capital e monumento no interior tem a marca de Niemeyer.

Do G1 CE
O arquiteto Oscar Niemeyer, que faleceu nesta quarta-feira (5) no Rio de Janeiro, também deixou sua marca em prédios da capital cearense e em um monumento no município de Crateús, no Sertão Central do estado. Apesar das obras no Ceará, o arquiteto e professor da Universidade Federal do Ceará, Romeu Duarte, lembra que Niemeyer não conheceu o estado. “Ele não gostava de avião e fazia as viagens de carro”, conta.
Foto antiga do primeiro projeto de Niemeyer em Fortaleza.  (Foto:  Michael B. Williams/Arquivo Pessoal)Foto antiga do primeiro projeto de Niemeyer em Fortaleza. (Foto: Michael B. Williams/Arquivo Pessoal)
O primeiro prédio projetado pelo arquiteto no Ceará foi em 1942. Uma residência foi construída para o empresário Herbert Johnson. O industrial norte-americano veio ao Ceará para fazer pesquisas com a carnaúba para a fabricação de ceras. Em 1978, a casa da família Johnson, localizada no Avenida Beira-Mar, foi doada para uma missão religiosa que, no ano seguinte, foi adquirida por uma construtora. Atualmente, quem passa pelo local encontra um hotel e quase nada dos traços para primeira fase do arquiteto. “A casa foi engolida pelo hotel. Infelizmente, Niemeyer não teve muita sorte em Fortaleza”, lamenta Romeu Duarte.
Oscar Niemeyer projetou o prédio da extinta TV Manchete no bairro Dionísio Torres, em Fortaleza. (Foto: Natasha Mota/ Agência Diário)Prédio da extinta TV Manchete no bairro Dionísio
Torres. (Foto: Natasha Mota/ Agência Diário)
Mais de 40 anos depois, a convite do empresário Adolf Bloch, Oscar Niemeyer projetou o prédio da extinta TV Manchete em Fortaleza. Em 1984, o prédio localizado na Avenida Antônio Sales, no Bairro Dionísio Torres, foi inaugurado. Atualmente, continua com as características do projeto de Niemeyer e é sede da emissora da RedeTV.
Nos anos 2000, o governo do Ceará, na gestão do governador Lúcio Alcântara, inaugurou no município de Crateús um monumento em homenagem aos 80 anos da passagem da Coluna Prestes no Ceará. Oscar Niemeyer, comunista e amigo de Luiz Carlos Prestes, projetou o Memorial da Coluna Prestes, que tem 13,5 metros e está localizado na Praça Gentil Cardoso, antes Praça da Estação, onde, em 1926, houve um tiroteio entre os policiais e integrantes da Coluna Prestes. Dois homens da Coluna Prestes morreram durante o combate.
Projeto do Museu do Mar foi projetado para ser construído na Praia de Iracema (Foto: Divulgação)Projeto do Museu do Mar foi projetado para ser
construído na Praia de Iracema (Foto: Divulgação)
Museu do Mar
Oscar Niemeyer também fez, a pedido do governo do Ceará que queria uma homenagem ao homem nordestino, o projeto do Museu do Mar, em 2005. A obra tinha o formato de um diamante e seria construído no meio do mar na altura do espigão da Rui Barbosa, na Praia de Iracema. "Seria a obra mais importante dele aqui", diz
Até hoje, a obra não saiu do papel e gerou polêmica. "Comigo ficam um croquis assinado por ele. (...) Ouvi dele, em seu escritório, que era o projeto mais bonito que já havia feito", comentou nesta quinta-feira (6) em seu blog, Lúcio Alcântara, governador da época do projeto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário