MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 23 de dezembro de 2012

Agricultores devem plantar 570 mil hectares de soja no sul do Maranhão


Início das chuvas permitiram o início do plantio do grão.
CONAB prevê um aumento de 2% na área de soja do estado.

Do Globo Rural
No Nordeste, os cerrados têm um regime de chuvas diferente do semiárido. Nessa área, onde há uma nova fronteira agrícola, as chuvas já começaram e permitiram o início do plantio da soja. Isso é o que ocorre no Piauí e no Maranhão.
Uma plantadeira e um trator novinhos estão sendo usados pela primeira vez nas lavouras de Heliomar Martins, em Tasso Fragoso, extremo sul do Maranhão. O agricultor, que conseguiu aumentar o maquinário e ampliar o tamanho do plantio graças ao bom desempenho da safra passada, está semeando 3,5 mil hectares. Este ano, houve aumento de 260 hectares.
A falta de chuvas provocou o atraso de pelo menos 15 dias no plantio de soja no sul do Maranhão. Ainda assim, a maioria dos agricultores semeou a lavoura e tem soja florando no cerrado. O plantio do grão deve alcançar 570 mil hectares, com aumento de 2% em relação à última safra.
A soja plantada há menos de 20 dias já brota no cerrado piauiense e o plantio do grão está quase concluído. O agricultor Rubens Friedrich, que investiu quase R$ 700 mil na lavoura, comprou um trator e uma plantadeira para semear soja na propriedade de 650 hectares no município de Uruçuí, no sul do Piaui.
Assim como em boa parte do Piauí, a região dos cerrados também sofre com a irregularidade das chuvas. Para se ter uma ideia, começou a chover só no início de novembro, dois meses depois em relação a 2011, quando as primeiras chuvas vieram em setembro. Os produtores estão plantando dentro do prazo recomendado, que no Piauí vai até janeiro. Eles estão confiantes de que o clima vai ajudar no desenvolvimento das lavouras.
A CONAB prevê um aumento de 2% na área de soja do Maranhão e de 14% no Piauí.

Nenhum comentário:

Postar um comentário